Decreto N°65/25 | Arciprestes dos Arciprestados Diocesano de Leira e Fátima | Diocese de Leiria-Fátima

DIOECESIS LEIRIENSIS-FATIMENSIS
Decreto de N°65/25

_____________

DOM ÍTALO SILVA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA 
TITULI DE AQUAE IN NUMIDIA
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA EVANGELIZAÇÃO
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA O CULTO DIVINO E DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS
BISPO DIOCESANO

ANO JUBILAR 2025
"A ESPERANÇA QUE RENOVA" 

Aos diletos filhos espalhados por todo o nosso território diocesano e todo o povo de Deus que leem esse Decreto, saúde e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo, pela intercessão de Nossa Senhora de Fátima.

CONSIDERANDO a importância do ministério dos Arciprestes Episcopais, que, em nome do Bispo Diocesano, cooperam na condução pastoral dos fiéis, assegurando a unidade de ação e a comunhão eclesial em cada território;

a nobre tradição da Igreja de confiar a sacerdotes idôneos e zelosos o encargo de animar, coordenar e promover a vida eclesial dos Arciprestados;

a necessidade de prover, de forma estável e orgânica, a assistência pastoral aos fiéis das regiões de Fátima e Leiria, que ocupam lugar central no coração espiritual desta Diocese;

DECRETAMOS E NOMEAMOS:

 O Reverendíssimo Padre Gláucio Sampaio, Presbítero desta Diocese, para o ofício de Arcipreste do Arciprestado de Leiria, conferindo-lhe todas as faculdades e deveres determinados pelo Código de Direito Canônico e pelas normas particulares desta Diocese.

 O Reverendíssimo Padre João Pedro, Presbítero desta Diocese, para o ofício de Arcipreste do Arciprestado de Fátima, igualmente com todas as faculdades e obrigações que o seu ministério comporta, no serviço ao povo de Deus.

Exortamos os novos Vigários Episcopais a exercerem o seu múnus pastoral com espírito de comunhão e fidelidade, lembrando-se sempre das palavras do Apóstolo: “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu guardiões, para apascentardes a Igreja de Deus” (At 20,28).

Que a Virgem Santíssima, venerada em Fátima, e Santo Agostinho de Hipóna, Padroeiros da Diocese, intercedam junto de Cristo Senhor para que estes irmãos presbíteros exerçam com zelo, humildade e caridade o encargo que agora lhes é confiado.

O presente Decreto entra em vigor a partir da data de sua publicação e comunicação oficial ao nomeado, sendo registrada nos Livros Oficiais da Diocese e servindo como documento legítimo de autoridade eclesiástica.

Sem mais me despeço-me

Dado e passado em Fátima Portugal, na Cúria Diocesana de Leiria-Fátima sob o pontificado de Piv Pp.  IV, ao vigésimo nono dia do mês de outubro do ano Santo Jubilar de dois mil e vinte e cinco, Memória de Santa Faustina.

In corde Christi,

 Ítalo Silva 
Tituli di Aquae in Numidia
Bispo Diocesano
E eu subscrevi;
Pe. Gláucio Sampaio
Chanceler do Bispado
Postagem Anterior Próxima Postagem