Ata de Posse Canônica N° 05/25 | Venerável Cabido Catedralício de Cônegos | Diocese de Leiria-Fátima

 

CÚRIA DIOCESANA
ATA DE POSSE CANÔNICA
VENERÁVEL CABIDO CATEDRALÍCIO DE CÔNEGOS
DIOECESIS LEIRIENSIS-FATIMENSIS

Ata de Posse Canônica N° 05/25
____________________

ANO JUBILAR 2025
"A ESPERANÇA QUE RENOVA" 

Aos quinze dias do mês de outubro do ano do Senhor de dois mil e vinte e cinco, memória de Santa Teresa de Jesus, Virgem e Doutora da Igreja, na Sé Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Assunção, em Leiria, às vinte horas e trinta minutos, reunido o clero, os fiéis e as autoridades eclesiásticas, realizou-se a Santa Missa com o rito solene de Posse Canônica dos Cônegos do Venerável Cabido Catedralício da Diocese de Leiria-Fátima, presidida por Sua Excelência Reverendíssima, Dom Ítalo Silva, Bispo Diocesano de Leiria-Fátima. Durante o rito inicial, o Chanceler da Cúria Diocesana procedeu à leitura do Decreto de Nomeação n.º 47/25, pelo qual Sua Excelência Reverendíssima, Dom Ítalo Silva, nomeou:

Cônego Davi Alexandre – Presidente do Cabido Catedralício

Cônego José Lucas – Arcipreste do Cabido Catedralício

Cônego Matheus Silva – Mestre-Escola do Cabido Catedralício

Em seguida, os novos cônegos realizaram a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade, tocando o Livro dos Santos Evangelhos, conforme as prescrições canônicas. Após a homilia, os eleitos renovaram as promessas sacerdotais diante do Bispo Diocesano, comprometendo-se com fidelidade e obediência ao seu ministério capitular. Logo depois, Sua Excelência Reverendíssima procedeu à entrega dos símbolos capitulares:

Ao Presidente, a Estola Dourada e a Chave da Casa Capitular;

Ao Arcipreste, a Chave do Sacrário e o Livro Litúrgico;

Ao Mestre-Escola, o Leccionário e a Regra Capitular.

Concluída a entrega, o Bispo conduziu cada novo cônego ao seu respectivo assento no coro da Sé Catedral, declarando oficialmente instalado o Venerável Cabido Catedralício de Leiria-Fátima. Seguiu-se a oração de bênção sobre os cônegos e a continuação da Liturgia Eucarística. Ao término da Santa Missa, Sua Excelência Reverendíssima dirigiu breves palavras de gratidão e exortação, recordando que “o Cabido é um sinal visível de comunhão, de serviço e de fidelidade à Igreja de Cristo”, e confiou os novos cônegos à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Senhora da Assunção.

Lavrou-se a presente Ata Solene de Posse Canônica do Venerável Cabido Catedralício de Cônegos, que será registrada nos Arquivos da Sé Catedral e nos Anuários Oficiais da Diocese de Leiria-Fátima, para memória e testemunho de comunhão, obediência e serviço à Igreja de Cristo.

Sem mais me despeço-me

Dado e passado em Fátima Portugal, na Cúria Diocesana de Leiria-Fátima sob o pontificado de Piv Pp. VI, ao decimo oitavo dia do mês de outubro do ano Santo Jubilar de dois mil e vinte e cinco, memória de São Lucas, Apóstolo.

In corde Christi,

 Ítalo Silva 
Tituli di Aquae in Numidia
Bispo Diocesano

Cônego Davi Alexandre
Presidente do Cabido

Cônego José Lucas
Arcipreste do Cabido

Cônego Matheus Silva
Mestre-Escola do Cabido

E eu subscrevi;
Pe. João Pedro
Chanceler do Bispado
Postagem Anterior Próxima Postagem