Ata de Posse Canônica N° 04/25 | Pároco da Paróquia Santa Margarida Maria Alacoque | Diocese de Leiria-Fátima

 

CÚRIA DIOCESANA
ATA DE POSSE CANÔNICA
PARÓQUIA SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE
DIOECESIS LEIRIENSIS-FATIMENSIS

Ata de Posse Canônica N° 04/25
____________________

ANO JUBILAR 2025
"A ESPERANÇA QUE RENOVA" 

Aos dezesseis dias do mês de outubro do Ano do Senhor de 2025, às onze horas e trinta minutos da manhã, na Igreja Paroquial de Santa Margarida Maria Alacoque, localizada no Arciprestado de Fátima, tomou posse como Pároco o Revmo. Padre Marcos Davi, pelas mãos do Exmo. e Revmo. Dom Ítalo Silva, Bispo Diocesano de Leiria-Fátima. A solene celebração deu-se na Solenidade de Santa Margarida Maria Alacoque, padroeira da paróquia, e teve início com a acolhida do Bispo Diocesano, seguida da veneração da Santa Cruz e da aspersão do povo de Deus, em sinal de bênção e renovação espiritual. Em seguida, teve início a Santa Missa Solene em honra da Padroeira, celebrada com piedade e alegria pela comunidade paroquial. Durante o rito de posse, foi lido o Decreto de Nomeação e o Padre Marcos Davi realizou a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade, em conformidade com as normas do Direito Canônico e da Santa Igreja. O Bispo Diocesano entregou ao novo Pároco os sinais do seu ministério pastoral: a chave da igreja, símbolo do zelo e cuidado pela Casa de Deus; o Evangelho, sinal da missão de anunciar a Palavra com fidelidade e ardor; e a chave Sacrário, símbolo do amor e da guarda do Santíssimo Sacramento, centro da vida paroquiala estola roxa, sinal do serviço pastoral e da reconciliação; e o óleo dos catecúmenos, lembrando a responsabilidade na iniciação cristã e no cuidado com os fiéis. Em seguida, Dom Ítalo Silva conduziu o Padre Marcos Davi à sede paroquial, confiando-lhe o cuidado espiritual, litúrgico e pastoral da comunidade, exortando-o a ser pastor segundo o Coração de Jesus, guiando o povo com zelo, sabedoria e caridade. Estiveram presentes sacerdotes, diáconos, seminaristas e numerosos fiéis, unidos em espírito de comunhão eclesial e de alegria pela nova etapa da vida paroquial. Durante a celebração, o Bispo Diocesano recordou o exemplo de Santa Margarida Maria Alacoque, apóstola do Sagrado Coração de Jesus, e convidou o novo Pároco a inspirar-se em seu amor ardente e reparador. Ao término da cerimônia, o Padre Marcos Davi agradeceu a Deus, ao Bispo Diocesano, aos confrades no ministério sacerdotal e à comunidade paroquial, colocando seu serviço sob a proteção maternal de Santa Margarida Maria Alacoque e consagrando seu ministério ao Sagrado Coração de Jesus, fonte de todo amor pastoral.

Lavrou-se a presente Ata Solene de Posse Canônica, que será registrada nos Arquivos Paroquiais e nos Anuários da Diocese de Leiria-Fátima, como testemunho oficial deste memorável ato de fé, comunhão e entrega pastoral.

Sem mais me despeço-me

Dado e passado em Fátima Portugal, na Cúria Diocesana de Leiria-Fátima sob o pontificado de Piv Pp. VI, ao decimo oitavo dia do mês de outubro do ano Santo Jubilar de dois mil e vinte e cinco, memória de São Lucas, Apóstolo.

In corde Christi,

 Ítalo Silva 
Tituli di Aquae in Numidia
Bispo Diocesano

Pe. Marcos Davi
Pároco da Paróquia Santa Margarida Maria Alacoque

E eu subscrevi;
Pe. João Pedro
Chanceler do Bispado
Postagem Anterior Próxima Postagem