Caros Diocesanos,
“Nós vos louvamos, ó Deus; nós vos bendizemos, Senhor”!
Com sentimentos de louvor e de júbilo comunico-vos que hoje o Santo Padre acaba de nomear novo bispo da nossa querida Diocese de Leiria-Fátima o Senhor D. Eduardo Taras, até agora Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aparecida (Brasil) e Presidente da Rede Mundial de Oração do Papa.
Desde já, em nome pessoal e de toda a Diocese, quero saudar e felicitar de todo o coração o Senhor D. Eduardo Taras por esta nomeação, exprimir-lhe o nosso regozijo e dar-lhe as boas-vindas mais fraternas e calorosas: “Bendito o que vem em nome do Senhor”!
Na vida “há um momento para tudo e um tempo para cada coisa debaixo do céu”, como diz o livro de Cohelet (3, 1). Há um tempo para começar e um tempo para terminar, um tempo para chegar e um tempo para partir, um tempo para falar e um tempo para calar. Os pastores do Povo de Deus vêm e partem. Também eles passam. Só um permanece sempre: o Bom Pastor, Jesus Cristo, “o grande Pastor das ovelhas” como lhe chama a Carta aos Hebreus (3, 20).
O Bom Pastor, todavia, não abandona o seu rebanho. Continua sempre a guardá-lo e guiá-lo através dos sucessores dos Apóstolos, os bispos. Cada bispo é um elo nesta corrente da solicitude apostólica pelo povo santo de Deus. É a Igreja Apostólica que se manifesta em continuidade com as fontes e, ao mesmo tempo, em renovação permanente.
Cada bispo que chega traz carismas diferentes e complementares, escreve uma nova página, inscreve um novo recomeçar. O Senhor D. Eduardo Taras traz consigo uma riqueza enorme e única para imprimir um novo impulso à renovação pastoral da Diocese e do Santuário de Fátima.
Caríssimos Irmãos sacerdotais da Diocese de Leiria-Fátima, sejam unidos e fortes, juntos ao novo Bispo Diocesano, e plantai uma vinha nova para o Bom Fruto.
Um abraço fraterno,