Decreto N°70/25 | Condecoração ao Titulo de Cônego o Padre Gláucio Sampaio | Diocese de Leiria-Fátima

 

DIOECESIS LEIRIENSIS-FATIMENSIS

Decreto de Criação N°70/25

_____________

DOM ÍTALO SILVA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA 
TITULI DE AQUAE IN NUMIDIA
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA EVANGELIZAÇÃO
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA O CULTO DIVINO E DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS
BISPO DIOCESANO

ANO JUBILAR 2025
"A ESPERANÇA QUE RENOVA" 

Aos diletos filhos espalhados por todo o nosso território diocesano e todo o povo de Deus que leem esse Decreto de Condecoração principalmente o Padre Gláucio Sampaio, saúde e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo, pela intercessão de Nossa Senhora de Fátima.

Desde os primórdios da Santa Igreja, houveram homens que se destacaram pelos seus dons e virtudes, demonstradas através de seu incansável labor, especialmente os clérigos, estes chamados a servirem o Reino de Deus e o Corpo Místico da Igreja de modo mais estreito e próximo, possibilitando um ardor pastoral mais idôneo para os diversos ofícios presentes na Igreja.

Por este fator, e tendo ciência dos trabalhos de nossa realidade, tu, caríssimo filho, mostras-te um modelo de inspiração para todo o Clero Diocesano. Vimos em ti, venerável irmão, além das virtudes humanas, os dons do compromisso, da lealdade, da eficiência e da engenhosidade que revelam, além do teu dever como Bom Pastor, a tua boa índole, a qual agracia e prospera a nossa Diocese e o Governo presente nela.

Portanto, seguindo as normas e normativas do Código de Direito Canônico para a condecoração de um Cônego, constatando que todos os requisitos foram aprovados, e utilizando nossa autoridade, lembrando que "a Igreja existe para evangelizar" (Cf. Evangelii Nuntiandi, Pp. S. Paulo VI), NOMEIO a ti, venerável irmão, como CÔNEGO do Venerável Cabido Catedralício de Cônegos da Diocese de Leiria-Fátima, atribuindo-te, segundo o Cânone 509, os seguintes deveres anexos a este título:

• > Assistir o Bispo Diocesano nas celebrações litúrgicas solenes;

• > Celebrar conforme prescrito a Liturgia das Horas na Catedral Diocesana;

• > Zelar pela manutenção e organização da Catedral Diocesana;

• > Aconselhar o Bispo Diocesano quando solicitado;

• > Auxiliar na administração dos bens eclesiásticos da Diocese;

• > Incentivar e apoiar as iniciativas pastorais e litúrgicas em toda a Diocese.

Após esta presente nomeação, irás receber tua dignidade em nosso Cabido Diocesano, e em momento oportuno, receberás a posse solene em nossa Catedral Diocesana, sede deste Venerável Cabido.

Deverás ainda receber o barrete de borla vermelha, símbolo dos Cônegos e distintivo da tua dignidade e compromisso com a Sé Catedral, que possas portar com amor, reverência e solicitude, lembrando-te sempre de teus atributos como presbítero, perseverando na missão sacerdotal e continuando a ser o exemplo do nosso Clero.

Que Nossa Senhora do Rosário de Fátima continue intercedendo por ti, para que possas permanecer firme na missão evangelizadora e sacerdotal.

O presente Decreto entra em vigor a partir da data de sua publicação e comunicação oficial ao nomeado, sendo registrada nos Livros Oficiais da Diocese e servindo como documento legítimo de autoridade eclesiástica.

Sem mais me despeço-me

Dado e passado em Fátima Portugal, na Cúria Diocesana de Leiria-Fátima sob o pontificado de Piv Pp.  IV, ao vigésimo quarto dia do mês de dezembro do ano Santo Jubilar de dois mil e vinte e cinco, Solenidade da Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo.

In corde Christi,

 Ítalo Silva 
Tituli di Aquae in Numidia
Bispo Diocesano
 José Leandro
Tituli di Scalensis
Bispo-Auxiliar
E eu subscrevi;
Pe. Gláucio Sampaio
Chanceler do Bispado
Postagem Anterior Próxima Postagem