DIOECESIS LEIRIENSIS-FATIMENSIS
_____________
DOM ÍTALO SILVA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
TITULI DE AQUAE IN NUMIDIA
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA EVANGELIZAÇÃO
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA O CULTO DIVINO E DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS
BISPO DIOCESANO
"A ESPERANÇA QUE RENOVA"
Amadíssimo irmão no episcopado,
Dom José Leandro,
Com imensa alegria e profunda gratidão a Deus, acolho a notícia de vossa nomeação como Bispo Auxiliar da Diocese de Leiria–Fátima. Este anúncio é motivo de júbilo para toda a nossa Igreja diocesana, que reconhece, no vosso sim generoso, um reflexo do amor e da docilidade ao chamado do Senhor, que continua a suscitar pastores segundo o seu Coração.
Sede bem-vindo, querido irmão, a esta terra profundamente marcada pela presença materna de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Mãe e Mestra dos que servem a Cristo com fidelidade e zelo. É sob o seu olhar terno e sob a sua intercessão que desejamos caminhar juntos, como irmãos e colaboradores no mesmo ministério episcopal, dedicando nossas forças ao serviço do Povo de Deus que o Senhor nos confiou.
A vossa chegada representa um dom e um sinal de esperança para esta Diocese, que se alegra ao ver crescer entre nós a comunhão eclesial e a corresponsabilidade pastoral. Unidos no mesmo ideal de evangelização, queremos continuar edificando uma Igreja viva, missionária, acolhedora e profundamente enraizada na fé do Evangelho.
Que o vosso ministério seja fecundo e iluminado pela força do Espírito Santo. Contai com minhas orações, com a amizade fraterna deste vosso irmão no episcopado e com o apoio de todo o presbitério, dos diáconos, consagrados e leigos desta amada Diocese.
Confiemos, pois, vossa nova missão à proteção do Imaculado Coração de Maria, e que o Bom Pastor, Cristo Senhor, vos conduza sempre com sabedoria e ternura, fazendo de vosso episcopado um instrumento de paz, unidade e amor.
Sem mais me despeço-me
Dado e passado em Fátima Portugal, na Cúria Diocesana de Leiria-Fátima sob o pontificado de Piv Pp. IV, ao quarto dia do mês de novembro do ano Santo Jubilar de dois mil e vinte e cinco, Memória de São Carlos Borromeu, Bispo.
In corde Christi,




