Livreto Celebrativo | Santo Terço Meditando os Mistérios Gozosos | Diocese de Leiria-Fátima

 


LIVRETO CELEBRATIVO
SANTO TERÇO MEDITANDO OS MISTÉRIOS GOZOSOS

Realize-se a oração do Santo Terço com a participação dos fiéis reunidos em lugar e hora previamente determinados, de modo que todos estejam presentes quando a recitação tiver início. Prepare-se o espaço com a devida simplicidade, dispondo-se uma imagem da Virgem Maria em lugar de destaque, ornada com flores e luzes.

O Santo Terço, nascido da piedade medieval e difundido sobretudo pela pregação de São Domingos de Gusmão, constitui oração bíblica e cristológica, em que, pela repetição das Ave-Marias, os fiéis contemplam os mistérios da vida de Cristo em união com a Mãe de Deus.

SAUDAÇÃO

Terminado o canto de entrada, o sacerdote e os fiéis, todos de pé, fazem o sinal da cruz, enquanto o sacerdote, voltado para o povo, diz:
Pres.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
℟.: Amém.

Em seguida, o sacerdote, abrindo os braços, saúda o povo:
Pres.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.
℟.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.


INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO 

Pres.: Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso
℟.: Amém
OFERECIMENTO 

Pres.: Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. Oferecemos, particularmente, em desagravo dos pecados cometido contra o Santíssimo Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria, pela paz do mundo, pela converção dos pecadores, pelas almas do Purgatório, pelas intenções do Santo Padre, pelo aumento e santificação do Clero, pelo nosso Vigário, pela santificação das famílias, pelas Missões, pelos doentes, pelos agonizantes, por aqueles que pediram nossas orações, por todas as nossas intenções particulares e pelo Brasil.
℟.: Amém

SANTO TERÇO MARIANO

Símbolo da Fé 
Os participantes rezam.
Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, creio em Jesus Cristo, seu único filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro, dia subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso, de onde a de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Pai Nosso
Pres.: Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.
Os participantes rezam a segunda parte.
Ass.: O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossa ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Pres.: Deus vos salve, virgem filha de Deus Pai.

Ave Maria
Pres.: Ave Maria. Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto em Vosso ventre, Jesus. 
Os participantes rezam a segunda parte.
Ass.: Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós, os pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Pres.: Deus vos salve, virgem mãe de Deus Filho.

Ave Maria
Pres.: Ave Maria. Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto em Vosso ventre, Jesus. 
Os participantes rezam a segunda parte.
Ass.: Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós, os pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Pres.: Deus vos salve, virgem esposa do Espírito Santo.

Ave Maria
Pres.: Ave Maria. Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto em Vosso ventre, Jesus. 
Os participantes rezam a segunda parte.
Ass.: Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós, os pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Gloria ao Pai
Pres.: Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo.
Os participantes rezam a segunda parte.
Ass.: Como era no princípio agora e sempre. Amém.

MISTÉRIOS GOZOSOS 
(A infância de Jesus)

1⁰ Mistério: A Anunciação do Anjo São Gabriel a Nossa Senhora 

Leitor: Do Evangelho de São Lucas
E estando Isabel no sexto mês, foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi, e o nome da virgem era Maria. Entrando o anjo onde ela estava, disse-lhe: “Deus te salve, cheia de graça! O Senhor é contigo! Bendita és tu entre as mulheres”. Ela, quando o ouviu, turbou-se do seu falar, e discorria pensativa que saudação seria esta. Então o anjo lhe disse: “Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás no teu ventre, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e seu reino não terá fim”. E disse Maria ao anjo: “Como se fará isso, pois eu não conheço homem?”. E respondendo, o anjo lhe disse: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a virtude do Altíssimo te cobrirá da sua sombra. E por isso mesmo o Santo, que há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus. Que aí tens tu a Isabel, tua parenta, que até concebeu um filho na sua velhice; e este é o sexto mês da que se diz estéril. Porque a Deus nada é impossível”. Então disse Maria: “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo se apartou dela. 

Pres.: Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta primeira dezena em honra de Vossa Encarnação, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, uma profunda humildade e espírito de oração.
1 Pai-nosso, 10 Ave-Maria e Glória ao pai...


2⁰ Mistério: A Visita de Nossa Senhora a sua prima Isabel

Leitor: Do Evangelho de São Lucas 
E naqueles dias, levantando-se Maria, foi com pressa às montanhas, a uma cidade de Judá. E entrou na casa de Zacarias, e saudou a Isabel. E aconteceu que tanto que Isabel ouviu a saudação de Maria, deu o menino saltos no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E bradou em alta voz, e disse: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre. E donde a mim esta dita, que venha visitar-me a que é mãe de meu Senhor? Porque assim que chegou a voz da tua saudação aos meus ouvidos, logo o menino deu saltos de prazer no meu ventre. E bem-aventurada tu, que crestes, porque se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas”. Então disse Maria: Minha alma engrandece ao Senhor. E meu espírito se transporta em santa alegria em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos em sua humilde escrava; por isso todas as gerações me chamarão bem-aventurada. Grandes maravilhas obrou comigo o Onipotente, cujo nome é santo. Cuja misericórdia se estende de geração em geração em todos os que o temem. Assim ostenta o poder de Seu braço, transtorna os desígnios dos soberbos. Derruba os poderosos do seu assento e exalta os humildes. Enche de bens os necessitados e os ricos deixa vazios. Decretou exaltar Israel, Seu povo, lembrando-se de Sua misericórdia. Para cumprir a promessa que fez aos nossos pais, Abraão e a todos os seus descendentes. E ficou Maria com Isabel perto de três meses. Depois dos quais voltou para casa.

Pres.: Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta segunda dezena em honra da Visitação de Vossa santa Mãe à sua prima Santa Isabel, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, uma caridade perfeita para com nosso próximo.
1 Pai-nosso, 10 Ave-Maria e Glória ao pai...

3⁰ Mistério: O Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo 

Leitor: Do Evangelho de São Lucas 
E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este primeiro recenseamento foi feito por Cirino, governador da Síria. E iam todos alistar-se cada um à sua cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré à Judéia, à cidade de Davi, que se chamava Belém: porque era da casa e família de Davi, para se alistar com sua esposa Maria, que estava grávida. E estando ali aconteceu completarem-se os dias em que havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e o enfaixou e o reclinou numa manjedoura: porque não havia lugar para eles na estalagem. Havia nos arredores uns pastores que vigiavam e revezavam entre si as vigílias da noite para guardarem o seu rebanho. E eis que se apresentou junto deles um anjo do Senhor, e com uma luz divina os cercou de refulgente luz, e tiveram grande temor. Porém o anjo lhes disse: “Não temais: porque eis aqui vos venho anunciar um grande gozo, que o será para todo o povo! E é que hoje vos nasceu na cidade de Davi o Salvador, que é o Cristo Senhor. E este é o sinal que vo-lo fará conhecer: achareis um menino envolto em panos e posto em uma manjedoura”. E subitamente apareceu com o anjo uma multidão numerosa da milícia celestial, que louvavam a Deus e diziam: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens de boa vontade”. E aconteceu que depois que os anjos se retiraram deles para o céu, falavam entre si os pastores, dizendo: “Passemos até Belém, e vejamos o que é isto que sucedeu, que é o que o Senhor nos mostrou”. E foram com grande pressa, e acharam Maria, e a José, e ao menino posto em uma manjedoura. E vendo isto conheceram a verdade do que se lhes havia dito acerca deste menino. E todos os que o ouviram se admiraram, e também do que lhes haviam referido os pastores. Entretanto Maria conservava todas estas coisas, conferindo lá no fundo do seu coração umas com as outras. E os pastores voltaram glorificando, e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, que era conforme ao que se lhes tinha dito.

Pres.: Oferecemos a Vós, ó Menino Jesus, esta terceira dezena em honra de Vossa Bendita Natividade, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, o desligamento das coisas do mundo, o amor à pobreza e aos pobres.
1 Pai-nosso, 10 Ave-Maria e Glória ao pai...

4⁰ Mistério: A Apresentação de Nosso Senhor no Tempo e a Purificação da Virgem Maria 

Leitor: Do Evangelho de São Lucas 
E depois que foram concluídos os dias da purificação de Maria, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor, segundo o que está escrito na lei do Senhor: “Todo o filho macho que for primogênito será consagrado ao Senhor”. E para oferecerem em sacrifício, conforme o que está mandado na lei do Senhor: um par de rolas e dois pombinhos. E havia então em Jerusalém um homem chamado Simeão, e este homem justo e piedoso esperava ver a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele. E havia recebido a resposta do Espírito Santo, que ele não veria a morte sem ver primeiro ao Cristo do Senhor. E veio por espírito ao templo. E trazendo os pais ao Menino Jesus, para cumprirem com o preceito, segundo o costume da lei por ele. Então o tomou em seus braços Simeão, e louvou a Deus, e disse: “Agora, Senhor, tu podes despedir ao teu servo em paz, segundo a tua palavra: porque já os meus olhos viram o Salvador que tu nos deste.”

Pres.: Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta quarta dezena em honra de Vossa Apresentação no Templo pelas mãos de Maria, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, o dom da sabedoria e da pureza de corpo e coração.
1 Pai-nosso, 10 Ave-Maria e Glória ao pai...

5⁰ Mistério: A Perda e o Reencontro do Menino Jesus no Templo 

Leitor: Do Evangelho de São Lucas 
E seus pais iam todos os anos a Jerusalém no dia solene da Páscoa. E quando teve doze anos, subindo eles a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa, e acabados os dias que ela durava, quando voltaram para casa, ficou o Menino Jesus em Jerusalém, sem que seus pais o advertissem e crendo que ele viria com os da comitiva, andaram caminho de um dia, e o buscavam entre os parentes e conhecidos. E como o não achassem, voltaram a Jerusalém em busca dele. E aconteceu que três dias depois o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e fazendo-lhes perguntas. E todos os que o ouviam estavam pasmados da sua inteligência e das suas respostas. E quando o viram se admiraram. E sua mãe lhe disse: “Filho, por que usaste assim conosco? Sabe que teu pai e eu te andávamos buscando cheios de aflição”. E ele lhes respondeu: “Para que me buscáveis? Não sabíeis que importa ocupar-me nas coisas que são do serviço de meu Pai?”. Mas eles não entenderam a palavra que lhes disse.

Pres.: Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta quinta dezena em honra do Vosso Encontro no Templo com Nossa Senhora entre os instruídos, após ela Vos ter perdido, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, que nos convertais e nos ajudeis a consertar nossas vidas, e também que convertais todos os pecadores, hereges, cismáticos e idólatras.
1 Pai-nosso, 10 Ave-Maria e Glória ao pai...

AGRADECIMENTO

Pres.: Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais nos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha.

SALVE RAINHA 

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degradados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre. Ó clemente! Ó piedosa! Ó doce sempre Virgem Maria! Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

LADAINHA DE NOSSA SENHORA 

Senhor, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Deus Pai do céu, tende piedade de nós.
Filho Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Virgem das Virgens, rogai por nós.
Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós.
Mãe da divina graça, rogai por nós.
Mãe puríssima, rogai por nós.
Mãe castíssima, rogai por nós.
Mãe imaculada, rogai por nós.
Mãe intacta, rogai por nós.
Mãe amável, rogai por nós.
Mãe admirável, rogai por nós.
Mãe do bom conselho, rogai por nós.
Mãe do Criador, rogai por nós.
Mãe do Salvador, rogai por nós.
Virgem prudentíssima, rogai por nós.
Virgem venerável, rogai por nós.
Virgem louvável, rogai por nós.
Virgem poderosa, rogai por nós.
Virgem clemente, rogai por nós.
Virgem fiel, rogai por nós.
Espelho de justiça, rogai por nós.
Sede de sabedoria, rogai por nós.
Causa da nossa alegria, rogai por nós.
Vaso espiritual, rogai por nós.
Vaso honorífico, rogai por nós.
Vaso insígne de devoção, rogai por nós.
Rosa mística, rogai por nós.
Torre de Davi, rogai por nós.
Torre de marfim, rogai por nós.
Casa de ouro, rogai por nós.
Arca da aliança, rogai por nós.
Porta do Céu, rogai por nós.
Estrela da manhã, rogai por nós.
Saúde dos enfermos, rogai por nós.
Refúgio dos pecadores, rogai por nós.
Consoladora dos aflitos, rogai por nós.
Auxílio dos cristãos, rogai por nós.
Rainha dos anjos, rogai por nós.
Rainha dos patriarcas, rogai por nós.
Rainha dos profetas, rogai por nós.
Rainha dos apóstolos, rogai por nós.
Rainha dos mártires, rogai por nós.
Rainha dos confessores, rogai por nós.
Rainha das virgens, rogai por nós.
Rainha de todos os santos, rogai por nós.
Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós.
Rainha elevada ao Céu, rogai por nós.
Rainha do sacratíssimo Rosário, rogai por nós.
Rainha da paz, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.

Pres.: Rogai por nós, santa Mãe de Deus
℟.: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais aos Vossos servos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor. 
℟.: Amém 
RITOS FINAIS

BÊNÇÃO FINAL

Se for necessário, façam-se breves comunicações ao povo.

Em seguida, faz-se a despedida. O sacerdote, voltado para o povo, abre os braços e diz:
Pres.: O Senhor esteja convosco.
℟.: Ele está no meio de nós.

O sacerdote abençoa o povo, dizendo:
Pres.:
 Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
O povo responde:
℟.: 
Amém.

Depois, o diácono ou o próprio sacerdote diz ao povo, unindo as mãos:
Diác. ou Pres.: Glorificai o Senhor com a vossa vida; ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
℟.: Graças a Deus!


Feita com os ministros a devida reverência, retira-se.

Postagem Anterior Próxima Postagem