Livreto Celebrativo | Sagrado Rito de Dedicação do Altar do Santuário Diocesano de Santo Antônio de Pádua | Diocese de Leiria-Fátima

 

Livreto Celebrativo

Sagrado Rito de Dedicação do Altar do Santuário Diocesano de Santo Antônio de Pádua

Celebrada por Vª Exª Rev.mª Dom Ítalo Silva, Bispo Diocesano

11.10.2025

Convém que em toda igreja haja um altar fixo; nos outros lugares destinados às celebrações sagradas, um altar fixo ou móvel. Chama-se altar fixo aquele que se prende ao pavimento e, por isso, não pode ser removido; móvel, se pode ser transportado.

Já que o altar se torna sagrado principalmente pela celebração da Eucaristia, para se respeitar a autenticidade do rito, cuide-se de não celebrar a Missa no novo altar antes de sua consagração, para que a missa da consagração seja a primeira Eucaristia a ser nele celebrada.

Escolha-se, para a consagração do novo altar um dia em que os fiéis tenham a possibilidade de se reunir em maior número, de modo particular um domingo, a não ser que razões pastorais peçam outra coisa. Contudo, não pode ser consagrado no Tríduo Pascal, na Quarta-feira de Cinzas, nos Dias de Semana da Semana Santa e na Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos.

A celebração da Eucaristia está intimamente unida ao rito da dedicação do altar. Diz-se a Missa ''Para a dedicação de um altar''. No entanto, no dia de Natal, na Epifania, da Ascensão, do domingo de Pentecostes e ainda nos domingos do Advento, Quaresma e Páscoa, toma-se a Missa do dia, à exceção da oração Sobre as oferendas e o Prefácio, que se unem estreitamente ao rito.

Convém que o Bispo presida a concelebração com aqueles que é confiado o encargo de dirigir a paróquia ou comunidade, em favor da qual se erigiu o altar.

RITOS INICIAIS

Entrada na igreja Reunido o povo, o Bispo e presbíteros concelebrantes, diáconos e outros ministros, todos com seus paramentos, tendo à frente o cruciferário, saem da sacristia e pelo meio da igreja dirigem-se ao presbitério. 

As relíquias dos Santos, se houver, que serão depositadas sob o altar, sejam levadas ao presbitério nesta procissão de entrada a partir da sacristia ou da capela, onde já desde a véspera estiveram expostas à veneração dos fiéis. No entanto, por motivos justos, podem já estar colocadas, antes do início do rito, em lugar apropriado do presbitério, ladeadas de tochas acesas.

Ao entrar a procissão, canta-se uma das seguintes antífonas de entrada, com o salmo 42(43) ou outro canto apropriado: 
℟.: Olhai, ó Deus, que sois a nossa proteção, 
vede a face do eleito, vosso ungido; 
na verdade, um só dia em vosso templo 
vale mais do que milhares fora dele (T.P. Aleluia)

Ou a antífona: 
℟.: Irei aos altares do Senhor, 
o Deus da minha alegria.

Salmo 42(43)
Fazei justiça, meu Deus, e defendei-me 
contra a gente impiedosa; 
do homem perverso e mentiroso 
libertai-me, ó Senhor! 

Sois vós o meu Deus e meu refúgio: 
por que me afastais? 
Por que ando tão triste e abatido 
pela opressão do inimigo? 

Enviai vossa luz, vossa verdade: 
elas serão o meu guia; 
que me levem ao vosso Monte santo, 
até a vossa morada! 

Então irei aos altares do Senhor, 
Deus da minha alegria. 
– Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, 
meu Senhor e meu Deus! 

Por que te entristeces, ó minh’alma, 
a gemer no meu peito? 
Espera em Deus! Louvarei novamente 
o meu Deus Salvador!

SAUDAÇÃO INICIAL

Ⓗ Chegando a procissão ao presbítero, colocam-se as relíquias dos Santos no lugar preparado, ladeadas de tochas; os presbíteros concelebrantes, os diáconos e ministros ocupam seus respectivos lugares; o Bispo, sem beijar o altar, dirige-se para sua cadeira. E, retirada a mitra e sem báculo, diz: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, em seguida saúda o povo com estas ou outras palavras, de preferência tomadas da Sagrada Escritura:
Pres.: A graça e a paz na santa Igreja de Deus estejam convosco.
℟.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

BENÇÃO E ASPERSÃO DA ÁGUA

Feita a entrada, o Bispo benze a água para aspergir o povo, em sinal de penitência e em lembrança do batismo, e para purificar o altar. Os acólitos levam a caldeirinha com água ao Bispo, que está de pé junto da cadeira. Este convida todas à oração com estas palavras ou outras semelhantes:
Pres.: Com grande alegria estamos aqui reunidos, meus irmãos e minhas irmãs, com o intuito de dedicar um novo altar pela celebração do sacrifício do Senhor. Participemos destes ritos sagrados com todo o fervor, ouvindo com fé a palavra de Deus; e, participando jubilosos da mesa do Senhor, elevemos os nossos corações para a santa esperança. Ao congregar-nos junto ao mesmo altar, nós nos aproximamos de Cristo, a pedra vida, na qual crescemos para formar um templo santo. Antes, porém, suplifiquemos a Deus que se digne abençoar esta água, criatura sua. Com ela nos aspergiremos em sinal de penitência e em memória do batismo, e purificaremos o novo altar.
Todos rezam em silêncio por algum tempo. Em seguida o Bispo prossegue: 
Ó Deus, por vós todas as criaturas chegam à luz da vida; mostrais tanto amor pelo ser humano que, não apenas os sustentais com paterna solicitude, mas ainda apagais seus pecados com o orvalho da caridade, e, incansavelmente, os reconduzis a Cristo, sua Cabeça. Por desígnio de misericórdia decidistes que os pecadores, mergulhados na fonte sagrada e mortos com Cristo, ressurgissem purificados de toda culpa, se tornassem seus membros e co-herdeiros dos bens eternos. Por vossa bênção, + santificai esta água, vossa criatura. Aspergida sobre nós e o novo altar, seja lembrança de nosso batismo, pelo qual, lavados em Cristo, nos tornamos templo do vosso Espírito. Concedei-nos a nós e a todos os irmãos e irmãs que nesta igreja celebrarem os divinos mistérios, chegar à Jerusalém celeste. Por Cristo, nosso Senhor.
℟.: Amém.

Finda a bênção da água, o Bispo, assistido pelos diáconos, asperge o povo e as paredes, percorrendo toda a igreja e, de volta ao presbitério, asperge o altar. Enquanto isso, canta-se uma das seguintes antífonas ou outro canto apropriado:
℟.: Vi água saindo à direito do templo. 
Aleluia, aleluia. 
E todos os quais esta água chegou foram salvos e cantam: 
Aleluia, aleluia.

Depois da aspersão do altar, o Bispo volta à cadeira e, terminado o canto, reza, de pé, com as mãos juntas:
Pres.: Deus, o Pai das misericórdias, esteja presente nesta casa de oração, e a graça do Espírito Santo purifique o templo de sua morada que somos nós.
℟.: Amém.

HINO DE LOUVOR

Quando for prescrito, canta-se o hino:

.: GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS
℟.: E PAZ NA TERRA AOS HOMENS POR ELE AMADOS.
SENHOR, DEUS, REI DOS CÉUS, DEUS PAI TODO-PODEOROSO:
NÓS VOS LOUVAMOS, NÓS VOS BENDIZEMOS,
NÓS VOS ADORAMOS, NÓS VOS GLORIFICAMOS,
NÓS VOS DAMOS GRAÇAS POR VOSSA IMENSA GLÓRIA.

SENHOR JESUS CRISTO, FILHO UNIGÊNITO,
SENHOR DEUS, CORDEIRO DE DEUS, FILHO DE DEUS PAI.
VÓS QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO, TENDE PIEDADE DE NÓS
VÓS QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO, ACOLHEI A NOSSA SÚPLICA.
VÓS QUE ESTAIS A DIREITA DO PAI, TENDE PIEDADE DE NÓS.

SÓ VÓS SOIS O SANTO, SÓ VÓS, O SENHOR,
SÓ VÓS, O ALTÍSSIMO, JESUS CRISTO,
COM O ESPÍRITO SANTO, NA GLÓRIA DE DEUS PAI.
AMÉM.

ORAÇÃO DA COLETA
Pres.: Oremos.
Ó Deus, quisestes atrair todas as coisas ao vosso Filho, exaltado no altar da cruz; derramai a graça do céu sobre a Igreja que vos dedica esta mesa do altar. Nela, a vossa providência alimentará os fiéis, reunidos em assembleia, e, pela efusão do Espírito, fará nascer um povo a vós consagrado. Phor nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
℟.: Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

PRIMEIRA LEITURA
(Jl 4,12-21)

Leitor: Leitura da Profecia de Joel.
Assim fala o Senhor: "Levantem-se e ponham-se em marcha os povos rumo ao Vale de Josafá; ali me sentarei como juiz para julgar todas as nações em redor. Tomai a foice, pois a colheita está madura; vinde calcar, que o lagar está cheio: as tinas transbordam, porque grande é a sua malícia. Povos e mais povos no Vale da Decisão: o dia do Senhor está próximo no Vale da Decisão. Escureceram o sol e a lua e as estrelas perderam o brilho.  Desde Sião rugirá o Senhor, fará ouvir sua voz desde Jerusalém; tremerão céus e terra, mas o Senhor será refúgio para o seu povo, será a fortaleza dos filhos de Israel. Sabereis, então, que eu sou o Senhor, vosso Deus, que habito em Sião, meu santo monte; Jerusalém será lugar sagrado, por onde não mais passarão estranhos. Acontecerá naquele dia que os montes farão correr vinho, e as colinas manarão leite; aos regatos de Judá não há de faltar água, e da casa do Senhor brotará uma fonte, que irá alimentar a torrente de Setim. O Egito será devastado, e a Idumeia, devastada e deserta, por causa de suas atrocidades contra os filhos de Judá, derramando sangue inocente em suas terras. Judá será habitada para sempre, e Jerusalém, por todos os séculos. Vingarei meu sangue, não o deixarei sem castigo". O Senhor está habitando em Sião.
Leitor: Palavra do Senhor.
℟.: Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL
( Sl 136(137), 1-2. 3. 4-5. 6 (R. 6a))

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

— Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito.  

— As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória. 

— Uma luz já se levanta para os justos e a alegria, para os retos corações. Homens justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai e bendizei seu santo nome! 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
(Lc 11,28)

ALELUIA, ALELUIA! 
℣. Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus!
ALELUIA, ALELUIA!

Enquanto isso, o sacerdote, quando se usa incenso, coloca-o no turíbulo. O diácono, que vai proclamar o Evangelho, inclinando-se profundamente diante do sacerdote, pede a bênção em voz baixa:
Diác.: Dá-me a tua bênção.
O sacerdote diz em voz baixa:
Pres.: O Senhor esteja em teu coração e em teus lábios para que possas anunciar dignamente o seu Evangelho: em nome do Pai e do Filho + e do Espírito Santo.
O diácono faz o sinal da cruz e responde:
Diác.: Amém.

Se não houver diácono, o sacerdote, inclinado diante do altar, reza em silêncio.

EVANGELHO
(Lc 11,27-28)

O diácono ou o sacerdote dirige-se ao ambão, acompanhado, se for oportuno, pelos ministros com o incenso e velas, e diz:
℣.: 
O Senhor esteja convosco.
℟.: Ele está no meio de nós.

O diácono ou o sacerdote diz:
℣.Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas.
e, enquanto isso, faz o sinal da cruz sobre o livro e, depois, sobre si mesmo, na fronte, na boca e no peito.
℟.: Glória a vós, Senhor.
Então o diácono ou o sacerdote, se for oportuno, incensa o livro e proclama o Evangelho.
Naquele tempo, enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: "Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram". Jesus respondeu: "Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática".
℣.Palavra da Salvação.
℟.: Glória a vós, Senhor.

Depois beija o livro, dizendo em silêncio a oração.

HOMILIA

Depois do Evangelho, o Bispo faz uma homilia, explicando as leituras bíblicas e o sentido do rito.

PROFISSÃO DE FÉ
(Símbolo Apostólico)

Terminada a homilia, quando for prescrito, canta-se ou recita-se o símbolo ou profissão de fé:
Pres.: Professemos a nossa fé.
Ass.: Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu na Vhirghem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

LADAINHA DE TODOS OS SANTOS

Sem mitra, o Bispo convida o povo à oração com estas palavras:
Pres.: Meus irmãos e minhas irmãs, nossas preces se elevem a Deus, Pai todo-Poderoso, por Jesus Cristo, ao qual se associam todos os Santos, participantes de sua paixão e convivas de sua mesa.

 Nos dias de semana, exceto no Tempo Pascal, todos permanecem de joelhos, na posição em que estão. Neste caso, o Diácono diz:
℣.: Ajoelhemo-nos.
E todos se ajoelham.

Segue-se a fórmula da ladainha:

— KYRIE, ELEISON.
℟.: KYRIE, ELEISON.
— CHRISTE, ELEISON.
℟.: CHRISTE, ELEISON.
— KYRIE, ELEISON.
℟.: KYRIE, ELEISON.
 
— SANTA MARIA, MÃE DE DEUS,
℟.: ROGAI PHOR NÓS.
— SÃO MIGUEL E SANTOS ANJOS DE DEUS,
℟.: ROGAI PHOR NÓS.
— SÃO JOÃO BATISTA E SÃO JOSÉ,
℟.: ROGAI PHOR NÓS.
— SÃO PEDRO E SÃO PAULO,
℟.: ROGAI PHOR NÓS.
— SANTO ANDRÉ E SÃO JOÃO,
℟.: ROGAI PHOR NÓS.
— SÃO TOMÉ E SÃO TIAGO,
℟.: ROGAI PHOR NÓS.
— SÃO FILIPE E SÃO BARTOLOMEU,
℟.: ROGAI PHOR NÓS.
— SÃO MATEUS E SÃO SIMÃO,
℟.: ROGAI PHOR NÓS.
— SÃO TADEU E SÃO MATIAS,
℟.: ROGAI PHOR NÓS.
— SANTA MARIA MADALENA E SANTO ESTEVÃO,
℟.: ROGAI PHOR NÓS.
— SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA E SÃO LOURENÇO,
℟.: ROGAI PHOR NÓS.
— SANTAS PERPETUA E FELICIDADE E SANTA INÊS,
℟.: ROGAI PHOR NÓS.
— SÃO GREGÓRIO E SANTO AGOSTINHO 
℟.: ROGAI PHOR NÓS.
— SANTO ATANÁSIO E SÃO BASÍLIO 
℟.: ROGAI PHOR NÓS.
— SÃO MARTINHO E SÃO BENTO,
℟.: ROGAI PHOR NÓS.
— SÃO FRANCISCO E SÃO DOMINGOS,
℟.: ROGAI PHOR NÓS.
— SÃO FRANCISCO XAVIER E SÃO JOÃO MARIA VIANNEY,
℟.: ROGAI PHOR NÓS.
— SANTA CATARINA DE SENA E SANTA TERESA DE JESUS,
℟.: ROGAI PHOR NÓS.
— TODOS OS SANTOS E SANTAS DE DEUS,
℟.: ROGAI PHOR NÓS.

— SEDE-NOS PROPÍCIO,
℟.: OUVI-NOS, SENHOR.
— PARA QUE NOS LIVREIS DE TODO MAL, TODO PECADO E DA MORTE ETERNA,
℟.: OUVI-NOS, SENHOR.
— PELA VOSSA ENCARNAÇÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO,
℟.: OUVI-NOS, SENHOR.
— PELA EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO,
℟.: OUVI-NOS, SENHOR.
— APESAR DE NOSSOS PECADOS,
℟.: OUVI-NOS, SENHOR.
— PARA QUE VOS DIGNEIS CONDUZIR E PROTEGER A VOSSA IGREJA,
℟.: OUVI-NOS, SENHOR.
— PARA QUE VOS DIGNEIS CONSERVAR NO VOSSO SANTO SERVIÇO O PAPA, OS BISPOS E TODO O CLERO,
℟.: OUVI-NOS, SENHOR.
— PARA QUE VOS DIGNEIS ABENÇOAR, SANTIFICAR E CONSAGRAR ESTES ELEITOS,
℟.: OUVI-NOS, SENHOR.
— PARA QUE VOS DIGNEIS CONCEDER A TODOS OS POVOS A PAZ E A VERDADEIRA CONCÓRDIA,
℟.: OUVI-NOS, SENHOR.
— PARA QUE VOS DIGNEIS MANIFESTAR A VOSSA MISERICÓRDIA A TODOS QUE SOFREM TRIBULAÇÕES,
℟.: OUVI-NOS, SENHOR.
— PARA QUE VOS DIGNEIS CONSERVAR-NOS E CONFORTAR-NOS NO VOSSO SANTO SERVIÇO,
℟.: OUVI-NOS, SENHOR.
— JESUS, FILHO DO DEUS VIVO.
℟.: OUVI-NOS, SENHOR.

— CRISTO, OUVI-NOS.
℟.: CRISTO, OUVI-NOS.
— CRISTO, ATENDEI-NOS.
℟.: CRISTO, ATENDEI-NOS.

Terminada a ladainha, só o Bispo, de pé, com as mãos estendidas diz:
Pres.: Aceitai, Senhor, com bondade, as nossas preces, pela intercessão da Santa Virgem Maria e de todos os vossos Santos, para que este altar se torne o lugar onde se realizem os maiores mistérios da salvação, e o vosso povo vos ofereça seus dons, manifeste seus desejos, eleve suas preces e expresse todos os sentimentos de sua fé e do seu amor para convosco. Por Cristo, nosso Senhor.
℟.: Amém.

Se estiverem ajoelhados, o diácono diz:
℣.: Levantai-vos.
E todos se levantam.

DISPOSIÇÃO DAS RELÍQUIAS

Em seguida, se houver relíquias de Mártires ou de outros Santos para se depositarem sob o altar, o Bispo dirige-se ao altar. Um diácono ou presbítero leva as relíquias ao Bispo, que as coloca no nicho já preparado de antemão.
 
Enquanto isso, canta-se uma das seguintes antífonas, com o salmo 14(15) ou outro canto apropriado:
℟.: Ó Santos de Deus, sob o altar do Senhor, 
recebestes um trono: Rogai ao Senhor 
Jesus Cristo, por nós.

Ou a antífona:
℟.: Os corpos dos santos repousam na paz; 
viverão para sempre seus nomes na glória. (T.P. Aleluia, Aleluia.)

Salmo 14(15)

‘Senhor, quem morará em vossa casa 
e em vosso Monte santo habitará?’ 

É aquele que caminha sem pecado 
e pratica a justiça fielmente;
que pensa a verdade no seu íntimo 
e não solta em calúnias sua língua; 

que em nada prejudica o seu irmão, 
nem cobre de insultos seu vizinho;
que não dá valor algum ao homem ímpio, 
mas honra os que respeitam o Senhor; 

que sustenta o que jurou, mesmo com dano; 
não empresta o seu dinheiro com usura,
nem se deixa subornar contra o inocente. 
Jamais vacilará quem vive assim!

Enquanto isso, o pedreiro fecha o nicho e o Bispo volta à sua cadeira.

PRECE DE DEDICAÇÃO

Em seguida, o Bispo, de pé, sem mitra, diante da cadeira ou junto do altar, de mãos estendidas, diz em voz alta ou canta: 
Pres.: Nós vos agradecemos, Senhor, e vos bendizemos, por terdes com inefável bondade decidido que, superadas as várias figuras, se realizasse em Cristo o mistério do altar. Noé, segundo pai do gênero humano, baixadas as águas do dilúvio, ergueu um altar e vos ofereceu um sacrifício, que aceitastes, ó Pai, qual suave perfume, renovando com o ser humano a aliança de amor. Abraão, nosso pai na fé, aderindo de todo o coração à vossa palavra, ergueu um altar, para oferecer-vos um sacrifício agradável, não poupando seu amado filho Isaac. Também Moisés, mediador da antiga Lei, edificou um altar que, aspergido com o sangue do cordeiro, prefigurava misticamente o altar da cruz. Todas essas figuras Cristo as levou à realidade pelo mistério pascal. Ele, sacerdote e vítima, suspenso na árvore da cruz, entregou-se como oblação pura a vós, ó Pai, para assim apagar todos os pecados e estabelecer a nova e eterna aliança convosco. Por isso, nós vos rogamos, Senhor, derramai a plenitude da vossa bênção celeste sobre este altar, erguido na casa do vosso povo; que se torne para sempre dedicado ao sacrifício de Cristo e seja também a mesa do Senhor, junto da qual vosso povo se renove no banquete divino. Seja esta pedra polida, para nós, símbolo de Cristo, de cujo lado aberto correram água e sangue, os sacramento que fazem nascer a Igreja. Seja este altar a mesa festiva, para onde os convivas de Cristo ocorram alegres e, colocando em vossas mãos cuidados e trabalhos, se reanimem com novo vigor para a retomada do caminho. Seja o lugar de íntima comunhão e de paz convosco, em que, alimentados com o Corpo e o Sangue de vosso Filho, imbuídos do seu Espírito, cresçam no amor. Seja fonte de unidade da Igreja e de concórdia dos irmãos e irmãs; reunidos os fiéis junto dele, bebam desta fonte o espírito da mútua caridade. Seja centro do nosso louvor e da ação de graças, até chegarmos jubilosos aos tabernáculos eternos, onde com Cristo, Sumo Pontífice e Altar vivo, vos ofereceremos o perene sacrifício de louvor. Phor nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
℟.: Amém.
UNÇÃO DO ALTAR

Terminada a prece, o Bispo tira a casula, se necessário, e, cingindo-se com o gremial de linho, dirige-se ao altar com o Diácono ou outro ministro que leva o vaso do santo crisma. Diante do altar, o Bispo diz em voz altar.
Pres.: O Senhor santifique com sua força este altar que vamos ungir, para que expresse, por um sinal visível, o mistério de Cristo que se ofereceu ao Pai para a vida do mundo.
 
A seguir derrama o santo crisma no meio do altar e em seus quatro cantos; poderá, o que é muito recomendável, ungir a mesa inteira. Durante esse rito se canta, à exceção do tempo pascal, a antífona seguinte, com o salmo 44, ou outro canto apropriado:
℟.: O Senhor vosso Deus vos ungiu com seu óleo, 
mais que aos vossos amigos.

Salmo 44(45)
Transborda um poema do meu coração; 
vou cantar-vos, ó Rei, esta minha canção; 
minha língua é qual pena de um ágil escriba.

Sois tão belo, o mais belo entre os filhos dos homens! 
Vossos lábios espalham a graça, o encanto, 
porque Deus, para sempre, vos deu sua bênção.

Levai vossa espada de glória no flanco, 
herói valoroso, no vosso esplendor;
saí para a luta no carro de guerra 
em defesa da fé, da justiça e verdade!

Vossa mão vos ensine valentes proezas, 
vossas flechas agudas abatam os povos 
e firam no seu coração o inimigo! 

Voso trono, ó Deus, é eterno, é sem fim; 
vosso cetro real é sinal de justiça: 
Vós amais a justiça e odiais a maldade.

É por isso que Deus vos ungiu com seu óleo, 
deu-vos mais alegria que aos vossos amigos. 
Vossas vestes exalam preciosos perfumes.

Terminada a unção do altar, o Bispo volta à cadeira, senta-se, lava as mãos e retira o gremial, se estiver com ele.

INCENSAÇÃO DO ALTAR

Depois do rito da unção, coloca-se sobre o altar um fogareiro para queimar o incenso ou os perfumes. Se se preferir, coloca-se um punhado de incenso misturado com velas sobre o altar. O Bispo coloca incenso no fogareiro ou recebe de um ministro uma pequena vela, com a qual acende o incenso, dizendo:
Pres.: Suba nossa oração, Senhor, qual incenso diante de vossa face. Assim como esta casa suavemente perfumada, também a vossa Igreja faça sentir a fragrância de Cristo. 

O Bispo coloca incenso no turíbulo e incensa o altar. Depois volta à cadeira, é incensado e senta-se. O ministro incensa o povo, Enquanto isso, canta-se uma das seguintes antífonas, com o salmo 137(138), ou outro canto apropriado:
℟.: Veio um anjo ao altar e postou-se a seu lado, 
segurando na mão um turíbulo áureo. 

Ou a antífona: 
℟.: A fumaça do incenso, da mão do anjo subiu
à presença de Deus. 

Salmo 137(138)
Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, 
porque ouvistes as palavras dos meus lábios!
Perante os vossos anjos vou cantar-vos 
e ante o vosso templo vou prostrar-me.

Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, 
porque fizestes muito mais que prometestes;
naquele dia em que gritei, vós me escutastes 
e aumentastes o vigor da minha alma.

Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, 
quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa.
Hão de cantar vossos caminhos e dirão: 
“Como a glória do Senhor é grandiosa!”
Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres, 
e de longe reconhece os orgulhosos.

REVESTIMENTO E ILUMINAÇÃO DO ALTAR

Terminada a incensação, alguns ministros enxugam a mesa do altar com panos e, se necessário, estendem sobre ele um tecido impermeável; depois o cobram com a toalha e, se for oportuno, o adornam com flores; colocam os castiçais com velas para a celebração da Missa, e a cruz, se necessário. 

Depois, o Diácono aproxima-se do Bispo que, de pé, entrega-lhe um pequena vela acesa, dizendo em voz alta: 
Pres.: A luz de Cristo resplandeça na Igreja e conduza os povos à plenitude da verdade.

Em seguida, o Bispo senta. O Diácono vai ao altar e acenda as velas para a celebração da Eucaristia.

Haja, então, uma iluminação festiva: todas as velas, as tochas colocadas no lugar das unções e as outras lâmpadas da igreja são acesas em sinal de alegria. Enquanto isso, canta-se uma das seguintes antífonas, com o Cântico de Tobias ou outro canto apropriado, especialmente em honra de Cristo, luz do mundo:
℟.: Em vós, Deus, está a fonte da vida, 
e em vossa luz contemplamos a luz.

Os diáconos e ministros preparam o altar, como de costume. Em seguida, alguns fiéis levam no pão, vinho e água para a celebração do sacrifício do Senhor. O Bispo, sentado, recebe os dons. Enquanto estes são levados, pode-se cantar a antífona seguinte ou outro canto apropriado: 
℟.: Se tu vens oferecer ao Senhor a tua oferta, 
e, diante do altar, te lembrares que o irmão 
tem algo contra ti, deixa aí a tua oferta; 
vai primeira a teu irmão, reconcilia-te com ele, 
e depois virás a Deus apresentar a tua oferta. 
Aleluia, Aleluia.

Ou a antífona: 
Moisés consagrou um altar ao Senhor 
e ofereceu a ele holocaustos e vítimas, 
e o sacrifício da tarde de suave perfume 
ao Senhor, na presença dos israelitas.

Tudo preparado, o Bispo dirige-se ao altar e, tendo retirado a mitra, beija-o. A Missa prossegue como de costume; contudo, não se incensam as oferendas nem o altar. 

LITURGIA EUCARÍSTICA

Inicia-se o canto da preparação das oferendas, enquanto os ministros colocam no altar o corporal, o sanguinho, o cálice, a pala e o Missal.

O sacerdote, de pé junto ao altar, recebe a patena com o pão em suas mãos e, levantando-a um pouco sobre o altar.

O diácono ou o sacerdote derrama vinho e um pouco d´água no cálice, rezando em silêncio.

Em seguida, o sacerdote toma o cálice e, elevando-o um pouco sobre o altar, reza em silêncio: depois, coloca o cálice sobre o corporal.

O sacerdote, inclinado, reza em silêncio.

Se for oportuno, incensa as oferendas e o altar. Depois o diácono ou o ministro incensa o sacerdote e o povo.

O sacerdote, de pé, ao lado do altar, lava as mãos, dizendo em silêncio.

ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

Em seguida, abrindo os braços, o bispo profere a oração sobre as oferendas;
Pres.: Senhor nosso Deus, desça sobre este altar o vosso Espírito Santo, para santificar as oferendas do vosso povo e purificar os corações que delas se nutrirem.
℟.: Amém.

PREFÁCIO 
(O Sacerdócio de Cristo e o Ministério dos Sacerdotes)

Pres.: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Ele, o verdadeiro sacerdote e a verdadeira vítima, nos mandou celebrar para sempre o memorial do sacrifício que vos ofereceu no altar da cruz. Por isso, vosso povo ergueu este altar que hoje, Senhor, vos dedicamos com alegria. Este é o lugar verdadeiramente excelso onde, em mistério, o sacrifício de Cristo é oferecido sem cessar, o perfeito louvor vos é tributado e a nossa redenção se realiza. Aqui se prepara a mesa do Senhor, na qual vossos filhos e filhas, alimentados com o Corpo de Cristo, se reúnem como Igreja una e santa. Aqui os fiéis bebem o vosso Espírito das torrentes que jorram da rocha espiritual, que é Cristo, pelo qual eles também se tornam oblação santa e altar vivo. Por isso, Senhor, também nós, com todos os anjos e santos, vos aclamamos, cantando (dizendo) alegres a uma só voz.

SANTO

℟.: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo! O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

ORAÇÃO EUCARÍSTICA III

O sacerdote, de braços abertos, diz:
Pres.: Na verdade, vós sois Santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir para vós um povo que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr do sol, um sacrifício perfeito.
O sacerdote une as mãos e as estende sobre as oferendas dizendo:
Pres.: Por isso, ó Pai, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas
une as mãos e traça o sinal da cruz sobre o pão e o cálice ao mesmo tempo, dizendo:
a fim de que se tornem o Corpo e  + o Sangue de vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo 
Une as mãos
que nos mandou celebrar estes mistérios.
℟.: Enviai o vosso Espírito Santo!


Nas fórmulas que se seguem, as palavras do Senhor sejam proferidas de modo claro e audível, como requer a sua natureza.
Pres.: Na noite em que ia ser entregue,
toma o pão, mantendo-o um pouco elevado sobre o altar, inclina-se levemente, e prossegue:
Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção de ação de graças, partiu e o deu a seus discípulos.
Mostra ao povo a hóstia consagrada, coloca-a na patena, fazendo genuflexão para adorá-la.

Pres.: Do mesmo modo, no fim da Ceia,
toma o cálice nas mãos, mantendo-o um pouco elevado sobre o altar, inclina-se levemente, e prossegue:
ele tomou o cálice em suas mãos, pronunciou a bênção de ação de graças, e o deu a seus discípulos.
Mostra o cálice ao povo, coloca-o sobre o corporal e faz genuflexão para adorá-lo.

Pres.: Mistério da fé para a salvação do mundo.
℟.: Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição.

O sacerdote, de braços abertos, diz:
Pres.: Celebrando agora, ó Pai, o memorial da paixão redentora do vosso Filho, da sua gloriosa ressurreição e ascensão ao céu, e enquanto esperamos sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício vivo e santo.
℟.: Aceitai, ó Senhor, a nossa oferta!

Pres.: Olhai com bondade a oblação da vossa Igreja e reconhecei nela o sacrifício que nos reconciliou convosco; concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, repletos do Espírito Santo, nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.
℟.: O Espírito nos una num só corpo!

1C: Que o mesmo Espírito faça de nós uma eterna oferenda para alcançarmos a herança com os vossos eleitos: a santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, os vossos santos Apóstolos e gloriosos Mártires, Santo Antônio de Padúa, São João XXIiI e todos os Santos, que não cessam de interceder phor nós na vossa presença.
℟.: Fazei de nós uma perfeita oferenda!

2C: Nós vos suplicamos, Senhor, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja que caminha neste mundo com o vosso servo o Papa Pio e o nosso Bispo Ítalo Silva, com os bispos do mundo inteiro, os presbíteros e diáconos, os outros ministros e o povo por vós redimido.
Atendei propício às preces desta família, que reunistes em vossa presença. Reconduzi a vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.
℟.: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

3C: Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória,
Une as mãos
por Cristo, Senhor nosso. Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça.


DOXOLOGIA

Ergue o cálice e a patena com a hóstia, dizendo:
Pres.: Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, por todos os séculos dos séculos.
O povo aclama:
℟.: Amém.

ORAÇÃO DO SENHOR

Tendo colocado o cálice e a patena sobre o altar, o bispo diz, de mãos unidas:
Pres.: Antes de participar do banquete da Eucaristia, sinal de reconciliação e vínculo de união fraterna, rezemos, juntos, como o Senhor nos ensinou:
O bispo abre os braços e prossegue com o povo:
℟.: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade,  assim na terra como no céu;  o pão nosso de cada dia nos daí hoje,  perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

O bispo prossegue sozinho, de braços abertos:
Pres.Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto aguardamos a feliz esperança e a vinda do nosso Salvador, Jesus Cristo.
O sacerdote une as mãos. 
℟.: 
Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

O bispo, de braços abertos, diz em voz alta:
Pres.: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade.
O sacerdote une as mãos e conclui:
Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
℟.: Amém.

O bispo, voltado para o povo, estendendo e unindo as mãos, acrescenta:
Pres.
A paz do Senhor esteja sempre convosco.
℟.: O amor de Cristo nos uniu.

SAUDAÇÃO DA PAZ

Em seguida, se for oportuno, o diácono ou o bispo diz:
℣.: Em Jesus, que nos tornou todos irmãos e irmãs com sua cruz, saudai-vos com um sinal de reconciliação e de paz.
E, todos, segundo o costume do lugar, manifestam uns aos outros a paz, a comunhão e a caridade; o bispo dá a paz ao diácono e a outros ministros.
 
FRAÇÃO DO PÃO

Em seguida, o bispo parte o pão consagrado sobre a patena e coloca um pedaço no cálice, rezando em silêncio.

℟.: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

Em seguida, o bispo, de mãos unidas, reza em silêncio.

O bispo faz genuflexão, toma a hóstia na mão e, elevando-a um pouco sobre a patena ou sobre o cálice, diz em voz alta, voltado para o povo:
Pres.: Eu sou o pão vivo, que desceu do céu: se alguém come deste Pão viverá eternamente.  Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
℟.: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

O bispo, voltado para o altar, reza em silêncio e reverentemente comunga o Corpo de Cristo.
Depois, segura o cálice e reza em silêncio; e reverentemente comunga o Sangue de Cristo.

Em seguida, toma a patena ou o cibório, aproxima-se dos que vão comungar e mostra a hóstia um pouco elevada a cada um deles, dizendo:
℣.: O Corpo de Cristo.
O que vai comungar responde:
℟.: Amém.
E comunga.

Quando o Bispo comunga o Corpo de Cristo, inicia-se o canto da Comunhão com uma das seguintes antífonas, com o salmo 127(128) ou outro canto apropriado:
℟.: Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa 
e a andorinha aí prepara o seu ninho, 
para nele seus filhotes colocar. 
Vossos altares, ó Senhor Deus do universo! 
Vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor! 
Felizes os que habitam vossa casa, 
para sempre haverão de vos louvar!

Ou a antífona:
℟.: Quais rebentos de oliveira são os filhos da Igreja 
em torno à mesa do Senhor (T.P. Aleluia, Aleluia).

Salmo 127(128)
Feliz és tu se temes o Senhor 
e trilhas seus caminhos!

Do trabalho de tuas mãos hás de viver, 
serás feliz, tudo irá bem!
A tua esposa é uma videira bem fecunda 
no coração da tua casa;
os teus filhos são rebentos de oliveira 
ao redor de tua mesa.

Será assim abençoado todo homem 
que teme o Senhor.
O Senhor te abençoe de Sião, 
cada dia de tua vida;
para que vejas prosperar Jerusalém
e os filhos dos teus filhos.

Ó Senhor, que venha a paz a Israel, 
que venha a paz ao vosso povo!


ORAÇÃO DE COMUNHÃO ESPIRITUAL 

Todos: Meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, ao meu coração. Abraço-me convosco come se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Ah! Não permitais que torne a Separar-me de vós! Amém!

COMUNHÃO

ANTÍFONA DE COMUNHÃO
(Lm 3,25)

Se, porém, não se canta, a antífona que vem no Missal pode ser recitada ou pelos fiéis, ou por alguns deles, ou por um leitor, ou então pelo próprio sacerdote depois de ter comungado e antes de dar a Comunhão aos fiéis:
℣.: Bom é o Senhor para quem confia nele, para aquele que o procura.

Terminada a Comunhão, o bispo, o sacerdote, o diácono ou acólito purifica a patena e o cálice.

Enquanto se faz a purificação, o bispo reza em silêncio:
Pres.: Fazei, Senhor, que conservemos num coração puro o que a nossa boca recebeu. E que esta dádiva temporal se transforme para nós em remédio eterno.

Então o bispo pode voltar à cadeira. É aconselhável guardar algum tempo de silêncio sagrado ou proferir um salmo ou outro cântico de louvor.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

Em seguida, junto ao altar ou à cadeira, o bispo, de pé, voltado para o povo, diz de mãos unidas:
Pres.: 
Oremos.
Em seguida, o bispo, de braços abertos, profere a oração:
Senhor, concedei-nos estar sempre junto aos vossos altares onde o sacramento do sacrifício é celebrado, para que, unidos na fé e na caridade, enquanto nos alimentamos do Cristo, sejamos transformados nele. Que vive e reina pelos séculos dos séculos.
℟.: Amém.

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ORAÇÃO DO ANO JUBILAR
(Por ocasião do Jubileu da Santa Sé do Minecraft)

Pres.: SENHOR DEUS, fonte de vida e renovação, com gratidão Vos louvamos pelos cinco anos de nossa comunidade, um tempo marcado pela Vossa graça e pela missão de construir pontes de fé. Sob o tema "A ESPERANÇA QUE RENOVA", renovai em nós o ardor missionário para sermos testemunhas vivas de Vossa presença, nos caminhos digitais e nas realidades que nos cercam. Concedei-nos a sabedoria para edificar um mundo onde a fé seja alicerce, a esperança seja luz, e a caridade seja nossa inspiração. Santíssima Virgem Maria, nossa guia e modelo, ensinai-nos a ser servidores fiéis, e que cada caminho construído em nossa jornada seja um sinal do Vosso Reino de amor e paz. POR CRISTO, COM CRISTO E EM CRISTO, a quem confiamos este Jubileu, na unidade do Espírito Santo. Amém.  
℟.: Amém.

RITOS FINAIS

Se for necessário, façam-se breves comunicações ao povo.

BÊNÇÃO SOLENE

O Bispo, com as mãos estendidas sobre o povo, diz: 
Pres.: Deus, que vos ornou com um sacercódio régio, vos conceda desempenhar santamento o vosso serviço, para que possais participar dignamente do sacrifício de Cristo.
℟.: Amém.

Pres.: Aquele que vos reúne ao redor de uma só mesa e vos alimenta com um único pão, faça de vós um só coração e uma só alma.
℟.: Amém.

Pres.: Assim vos seja dado atrair a Cristo, pelo exemplo do vosso amor, aqueles a quem anunciais o Evangelho.
℟.: Amém.

E abençoa todo o povo, acrescentando:
Pres.: E a todos vós, que participais desta celebração, abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai + e Filho + e Espírito + Santo.
℟.: Amém.

Depois, o diácono ou o próprio sacerdote diz ao povo, unindo as mãos:
Diác. ou Pres.: Glorificai o Senhor com a vossa vida; ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
℟.: Graças a Deus!


Então o bispo beija o altar em sinal de veneração, como no início. Feita com os ministros a devida reverência, retira-se.

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