Decreto N°55/25 | Criação dos Perfis pessoais no Instagram para a Evangelização | Diocese de Leiria-Fátima

 


DIOECESIS LEIRIENSIS-FATIMENSIS
Decreto de N°55/25

_____________

DOM ÍTALO SILVA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA 
TITULI DE AQUAE IN NUMIDIA
BISPO DIOCESANO ELEITO

ANO JUBILAR 2025
"A ESPERANÇA QUE RENOVA" 

Aos diletos filhos espalhados por todo o nosso território diocesano e todo o povo de Deus que leem esse Decreto, saúde e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo, pela intercessão de Nossa Senhora de Fátima.

Movidos pelo zelo pastoral e pela responsabilidade de anunciar o Evangelho com ardor e criatividade nos tempos presentes, recordamos que a missão da Igreja é tornar Cristo conhecido, amado e seguido em todos os ambientes da vida humana.

Considerando que as redes sociais, e em especial o Instagram, se tornaram espaço de convivência, comunicação e encontro de milhares de fiéis, sobretudo dos jovens, sentimos a urgência de que nosso clero esteja presente, de modo responsável e missionário, nesses novos areópagos do mundo contemporâneo.

Por este Decreto, determinamos:

1. Que cada sacerdote e diácono da Diocese de Leiria-Fátima crie um perfil pessoal no Instagram, destinado unicamente ao apostolado, evangelização e partilha da vida e missão da Igreja.

2. Que tais perfis sejam administrados com prudência, caridade e espírito pastoral, evitando a promoção pessoal ou vaidades, mas tendo sempre em vista o crescimento da fé, a proximidade com o povo de Deus e a divulgação das atividades e iniciativas pastorais de nossa Diocese.

3. Que cada membro do clero, ao criar e administrar sua página, busque também convidar, partilhar e encaminhar esse espaço a fiéis, jovens, famílias e amigos, favorecendo a comunhão, a evangelização e a unidade de nossa Igreja particular.

4. Que, em espírito de comunhão, esses perfis estejam em sintonia com as orientações pastorais da Diocese, cooperando com os esforços de evangelização digital já existentes e fortalecendo a missão de levar o nome de Cristo às redes sociais.

Estamos convictos de que essa presença missionária no ambiente digital será instrumento eficaz para:

Alcançar especialmente os jovens, onde eles mais se encontram;

Divulgar e dar maior visibilidade às ações pastorais e evangelizadoras de nossas paróquias;

Criar pontes de diálogo e proximidade com aqueles que muitas vezes se encontram afastados da vida eclesial;

Testemunhar, com simplicidade e alegria, a beleza de nossa vocação sacerdotal e o amor pela Igreja.

Invocamos sobre este propósito a intercessão de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, para que guie, inspire e fortaleça todos os esforços missionários de nosso clero, a fim de que a Boa Nova de Jesus Cristo alcance cada coração.

Este Decreto entra em vigor nesta data e deverá ser observado por todos os presbíteros e diáconos da Diocese de Leiria-Fátima.

Sem mais me despeço-me

Dado e passado em Fátima Portugal, na Cúria Diocesana de Leiria-Fátima sob o período Sede Vacante, ao primeiro dia do mês de Setembro do ano Santo Jubilar de dois mil e vinte e cinco.

In corde Christi,

 Ítalo Silva 
Tituli di Aquae in Numidia
Bispo Diocesano Eleito
E eu subscrevi;
Pe. João Pedro
Chanceler do Bispado
Postagem Anterior Próxima Postagem