Decreto N°52/25 | Nomeações para as Igrejas Paróquias | Diocese de Leiria-Fátima

 
DIOECESIS LEIRIENSIS-FATIMENSIS
Decreto de N°52/25

_____________

DOM ÍTALO SILVA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA 
TITULI DE AQUAE IN NUMIDIA
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA EVANGELIZAÇÃO
PRÓ-PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA O CULTO DIVINO E DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS
BISPO DIOCESANO ELEITO

ANO JUBILAR 2025
"A ESPERANÇA QUE RENOVA" 

Aos diletos filhos espalhados por todo o nosso território diocesano e todo o povo de Deus que leem esse Decreto, saúde e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo, pela intercessão de Nossa Senhora de Fátima.

Considerando que a paróquia é a expressão mais concreta da Igreja de Cristo no meio do povo, célula viva e coração palpitante da vida eclesial, onde se anuncia a Palavra, se celebra a Eucaristia, se administra a graça dos sacramentos e se vive a caridade fraterna;

Considerando que é dever e responsabilidade do Bispo diocesano prover, com solícita prudência e espírito de fé, os párocos, administradores paroquiais, curas e vigários, bem como os reitores dos santuários, como colaboradores diretos na missão de santificar, ensinar e governar em nome de Cristo;

Considerando ainda que a Igreja não pode faltar ao povo santo de Deus com pastores fiéis, zelosos e dedicados, que se tornem sinais visíveis da presença de Cristo Bom Pastor em meio às comunidades;

Havemos por bem, movidos pela graça divina e sustentados pela confiança no Espírito Santo, NOMEIO os responsáveis pelas diversas comunidades desta Diocese:

ARCIPRESTADO DE LEIRIA

Sé Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Assunção e Capela de São Pedro

Cura: Cônego José Lucas


Santuário Diocesano de Santo Antônio de Pádua

Reitor: Padre Lucas Soares


Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Aparecida, e Capela de São João Evangelista

Pároco: Padre Vinicius Corrêa


Paróquia de Santo André e Capela de São Sebastião

Pároco: Padre Victor Borejo


Paróquia de Nossa Senhora da Natividade e Capela do Santíssimo Salvador

Pároco: Vacante

ARCIPRESTADO DE FÁTIMA

Basílica Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Reitor: Cônego Matheus Silva


Paróquia de Santo Agostinho de Hipona e Capela de São Paulo

Pároco: Padre João Pedro


Paróquia de São Francisco de Assis e Capela de São Mateus

Pároco: Padre Vitor Amadeu


Paróquia de Santa Margarida e Capela de São Vicente

Pároco: Padre Marcos Davi


Paróquia de São José Operário e Capela de Nossa Senhora do Sagrado Coração

Pároco: Vacante


Capela do Seminário Maior de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Capelão: Cônego Davi Alexandre

Aos ministros que assumirão o cuidado destas comunidades, recordamos com toda solenidade que este encargo não é apenas um ofício administrativo, mas um verdadeiro ministério de amor e de serviço. O pároco, o cura, o administrador e o reitor são chamados a ser pais espirituais, pastores vigilantes, mestres da fé e dispensadores dos mistérios de Deus (cf. 1Cor 4,1), configurando-se cada dia mais ao coração sacerdotal de Cristo.

Vos exortamos, portanto, a viver com integridade, ardor missionário e espírito de oração, servindo o povo santo de Deus com generosidade. Sede pastores que escutam, que guiam, que corrigem com caridade, que sustentam os fracos, que animam os fiéis, que defendem a unidade e que, sobretudo, conduzem as comunidades ao encontro pessoal com Cristo vivo.

As paróquias e santuários que vos são confiados sejam sempre lares de comunhão, escolas de fé, oficinas de caridade e fontes de esperança. Cuidai para que a Palavra de Deus seja fielmente anunciada, a Eucaristia celebrada com dignidade, os sacramentos administrados com zelo e os pobres atendidos com misericórdia.

Confiamos esta nobre missão à intercessão da Santíssima Virgem Maria, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Mãe e Padroeira desta Diocese, para que vos guarde sob o seu manto e vos ensine a dar um "sim" generoso e fiel ao chamado de seu Filho.

Este Decreto entra em vigor a partir de sua publicação e deverá ser lido solenemente em cada comunidade paroquial e santuário, na presença do povo de Deus, como sinal de comunhão eclesial e obediência ao mandato do Senhor.

Sem mais me despeço-me

Dado e passado em Fátima Portugal, na Cúria Diocesana de Leiria-Fátima sob o pontificado de Gregório V, ao vigésimo terceiro dia do mês de Agosto do ano Santo Jubilar de dois mil e vinte e cinco.

In corde Christi,

 Ítalo Silva 
Tituli di Aquae in Numidia
Bispo Diocesano Eleito
Postagem Anterior Próxima Postagem