
DIOECESIS LEIRIENSIS-FATIMENSIS
Decreto de N°45/25
Ao Reverendíssimo Padre José Lucas e aos sacerdotes, diáconos, seminaristas e a todo o povo de Deus presente em nossa circunscrição eclesiástica, saudações e bênçãos no Senhor.
Desde os primórdios da Santa Igreja, houveram homens que se destacaram pelos seus dons e virtudes, demonstradas através de seu incansável labor, especialmente os clérigos, estes chamados a servirem o Reino de Deus e o Corpo Místico da Igreja de modo mais estreito e próximo, possibilitando um ardor pastoral mais idôneo para os diversos ofícios presentes na Igreja.
Por este fator, e tendo ciência dos trabalhos de nossa realidade, tu, caríssimo filho, mostras-te um modelo de inspiração para todo o Clero Diocesano. Vimos em ti, venerável irmão, além das virtudes humanas, os dons do compromisso, da lealdade, da eficiência e da engenhosidade que revelam, além do teu dever como Bom Pastor, a tua boa índole, a qual agracia e prospera a nossa Diocese e o Governo presente nela.
Portanto, seguindo as normas e normativas do Código de Direito Canônico para a condecoração de um Cônego, constatando que todos os requisitos foram aprovados, e utilizando nossa autoridade, lembrando que "a Igreja existe para evangelizar" (Cf. Evangelii Nuntiandi, Pp. S. Paulo VI), NOMEIO a ti, venerável irmão, como CÔNEGO do Venerável Cabido Catedralício de Cônegos da Diocese de Leiria-Fátima, atribuindo-te, segundo o Cânone 509, os seguintes deveres anexos a este título:
• > Assistir o Bispo Diocesano nas celebrações litúrgicas solenes;
• > Celebrar conforme prescrito a Liturgia das Horas na Catedral Diocesana;
• > Zelar pela manutenção e organização da Catedral Diocesana;
• > Aconselhar o Bispo Diocesano quando solicitado;
• > Auxiliar na administração dos bens eclesiásticos da Diocese;
• > Incentivar e apoiar as iniciativas pastorais e litúrgicas em toda a Diocese.
Após esta presente nomeação, irás receber tua dignidade em nosso Cabido Diocesano, e em momento oportuno, receberás a posse solene em nossa Catedral Diocesana, sede deste Venerável Cabido.
Deverás ainda receber o barrete de borla vermelha, símbolo dos Cônegos e distintivo da tua dignidade e compromisso com a Sé Catedral, que possas portar com amor, reverência e solicitude, lembrando-te sempre de teus atributos como presbítero, perseverando na missão sacerdotal e continuando a ser o exemplo do nosso Clero.
Que Nossa Senhora do Rosário de Fátima continue intercedendo por ti, para que possas permanecer firme na missão evangelizadora e sacerdotal.