Decreto 41/25 | Decreto de Elevação da Paróquia São Francisco de Assis a Santuário Diocesano | Diocese de Leiria-Fátima

     
DIOECESIS LEIRIENSIS-FATIMENSIS
_____________

DOM JOEL ÍGOR
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
TITULI DI TIGAVA
PRO-PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA OS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADA E SOCIEDADES APOSTÓLICAS
CHANCELER DO DICASTÉRIO PARA A DOUTRINA DA FÉ
BISPO DIOCESANO DE LEIRIA-FÁTIMA


ANO JUBILAR 2025
"A ESPERANÇA QUE RENOVA"

Decreto n° 41/2025

Aos diletos filhos espalhados por todo o nosso território diocesano, saúde e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

“Nos lugares em que o povo de Deus se reúne com especial fervor, ali resplandece mais intensamente a luz da fé.” (cf. Cân. 1230 do Código de Direito Canônico)

    Considerando o crescimento constante da devoção particular do povo fiel ao seráfico Pai São Francisco de Assis, cuja vida e testemunho de pobreza, paz e humildade atraem muitos fiéis à busca de santidade; a frequente peregrinação de fiéis de diversas regiões à Paróquia São Francisco de Assis, que ali buscam graças, fazem promessas, cumprem votos, confessam-se, participam da Eucaristia e vivem profundas experiências espirituais; a relevância pastoral e missionária desta Paróquia, que ao longo dos anos tem promovido a vida sacramental, a formação cristã, a devoção popular, a caridade e o testemunho evangélico com admirável zelo; o valor histórico e simbólico desta igreja, reconhecida como marco de fé, cultura e identidade católica na região, que, mesmo no universo da Santa Sé do Minecraft, tornou-se um ponto de referência e unidade espiritual; as ações sociais e caritativas desenvolvidas pela comunidade paroquial, inspiradas no espírito franciscano de amor aos pobres, cuidado da criação e promoção da dignidade humana; o esforço contínuo da paróquia na promoção de atividades de evangelização, catequese e formação litúrgica, com especial atenção à juventude, às famílias e aos pobres; e em conformidade com o que estabelece o cân. 1230 do Código de Direito Canônico, que define o Santuário como “igreja ou outro lugar sagrado ao qual, por motivo de piedade, os fiéis fazem peregrinações com especial devoção”; 

Para maior glória de Deus e edificação do Seu povo, ELEVAMOS canonicamente a Paróquia São Francisco de Assis, situada no Arciprestado de Fátima, à dignidade de Santuário Diocesano de São Francisco de Assis.

O presente Santuário será, a partir desta data, reconhecido como lugar privilegiado de peregrinação, oração, reconciliação, espiritualidade e missão, dedicado especialmente à vivência e difusão do carisma franciscano.

O pároco da atual paróquia será designado como Reitor do Santuário, permanecendo responsável por sua vida litúrgica, pastoral e administrativa, até ulterior deliberação desta Diocese.

Recomenda-se a criação de uma equipe pastoral do santuário, bem como a promoção de celebrações próprias, datas devocionais, atendimento espiritual intensificado e acolhimento aos peregrinos.

Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, devendo ser lido nas Missas dominicais realizadas no próximo domingo em toda a Diocese e registrado no Livro Tombo da paróquia e no Arquivo Eclesiástico Diocesano.

Dado e Passado em Portugal, na Cúria Diocesana, aos vinte e seis dias do mês de julho do ano Santo Jubilar de dois mil e vinte e cinco, memória de Santa Ana e São Joaquim

Em Cristo Jesus,
✠ Joel Ígor Dias
Bispo Diocesano de Leiria-Fátima

✠ José Roberto
Bispo Auxiliar

 
Postagem Anterior Próxima Postagem