DOM TIAGO CARDEAL PINACARDEAL-BISPO DE ALBANOPOR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICABISPO DIOCESANO DE LEIRIA-FÁTIMA
Aos que deste decreto virem, saudações e bênçãos no Senhor.Em nome da Santa Igreja Católica, em conformidade com as disposições do Direito Canônico e tendo em vista as necessidades pastorais da nossa diocese, Eu Dom Tiago Cardeal Pina, utilizando de nossa dignidade apostólica, por divina providência, fazemos por bem decretar que:Reverendo Pe. Matheus Ferreira é nomeado Pároco da Paróquia Santo AndréO Pároco nomeado, deve exercer suas funções com diligência e dedicação, conforme as normas e orientações do Código de Direito Canônico e das diretrizes diocesanas. Entre suas responsabilidades, estão:
- O Pároco deve celebrar os Santos Mistérios.
- Proclamar a Palavra de Deus e pregar.
- Realizar visitas aos enfermos e aos membros da comunidade, promovendo o cuidado pastoral e a presença da Igreja.
- Coordenar ou colaborar em atividades de serviço social e caritativo, conforme as necessidades da paróquia.
- Participar ativamente nas reuniões e formações contínuas promovidas pela Diocese.
Este Decreto será comunicado aos interessados, aos fiéis das paróquias designadas e às comunidades paroquiais para garantir o conhecimento e a implementação adequada das novas nomeações. As comunidades paroquiais serão informadas sobre a chegada do novo Pároco e Vigário e serão incentivadas a recebê-los com acolhimento e colaboração.Todas as disposições anteriores que possam conflitar com este Decreto estão revogadas. O presente Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Notifique-se a quem de direito, publique-se e arquive-se.Dado e Passado na Cúria Diocesana de Leiria-Fátima, ao 3° dia do mês de Dezembro, no ano do Senhor de 2024.✠ Tiago Cardeal Pina
Cardeal-Bispo Di Albano
Bispo Diocesano
Côn. José Leandro
Chanceler
Após um momento de silêncio:
Leitor: Leitura do Livro de Isaías
℣.: O Senhor esteja convosco.
℣.: Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?» O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».
O sacerdote, de braços abertos, diz em voz alta:
Pres.: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
℟.: O amor de Cristo nos uniu.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
Pres.: Fazei, Senhor, que conservemos em um coração puro o que nossa boca recebeu. E que essa dádiva temporal se transforme para nós em remédio eterno.
Então o sacerdote pode voltar à cadeira. É aconselhável guardar algum tempo de silêncio sagrado ou proferir um salmo ou outro cântico de louvor.
LEITURA DA ATA DE POSSE DO PÁROCO
CÚRIA DIOCESANA DE LEIRIA-FÁTIMA
ATA DE TOMADA DE POSSE DE PÁROCO
No vigésimo dia do mês de dezembro de dois mil e vinte e quatro, na Paróquia Santa Margarida, localizada na Diocese de Leiria-Fátima, os fiéis da comunidade se reuniram para a posse solene do Rev. Pe. Matheus Henrique, indicado pelo Emo. Revmo. Dom Tiago Cardeal Pina, bispo desta mesma jurisdição, como novo Pároco desta igreja. Estiveram presentes, além do pároco empossado, o povo de Deus e demais autoridades eclesiásticas da diocese, além de representantes das comunidades vizinhas e paróquias amigas. O Rito de Posse foi conduzido pelo Rev. Cônego José Leandro, que representando o Bispo Diocesano, introduziu um voto de confiança ao Rev Pe. Matheus Henrique pároco da Paróquia Santa Margarida.
Esta ata foi lida e assinada pelas testemunhas presentes.
Pe. Matheus Henrique
Pároco empossado
Côn. José Leandro
Chanceler
✠ Tiago Cardeal Pina
Cardeal-Bispo Di Albano
Bispo Diocesano
℟.: Amém.
Então o sacerdote beija o altar em sinal de veneração, como no início. Feita com os ministros a devida reverência, retira-se.