Carta Pastoral ao Clero Diocesano e a toda igreja por ocasião do dia do Padre

 


DOM FR. MIGUEL WANDERMUREM, O.CARM
BISPO DIOCESANO DE LEIRIA-FÁTIMA


CARTA PASTORAL AO CLERO DIOCESANO
E A TODA IGREJA POR OCASIÃO DO DIA DO PADRE
_____________________________


Queridos sacerdotes de nossa igreja, saudações e bençãos no Senhor!

É com imensa alegria que no dia de hoje, dirijo-me a cada um de vocês neste Dia do Padre, uma ocasião especial para reconhecer e celebrar o dom da vocação e o serviço incansável que prestam ao Povo de Deus. Neste dia, somos convidados a refletir sobre a importância do ministério sacerdotal na vida da Igreja e a agradecer por sua dedicação e compromisso.

Lembramos as palavras de Jesus: "Não fostes vós que me escolhestes, diz o Senhor, fui eu que vos escolhi e vos designei para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça" (João 15,16). Estas palavras nos recordam que a vocação sacerdotal é um chamado divino, uma escolha amorosa de Deus que nos envia ao mundo como seus mensageiros e servos.

Ser padre é uma vocação sublime, um chamado a ser pastor à imagem de Cristo, o Bom Pastor. Vocês são os instrumentos pelos quais a misericórdia de Deus se faz presente no mundo. Através de suas palavras e ações, a graça de Deus é derramada sobre o povo, curando, fortalecendo e guiando as almas para o Reino dos Céus. Reconheço que o caminho do sacerdócio não está isento de desafios e dificuldades. Vivemos tempos complexos, nos quais muitas vezes são chamados a ser voz de esperança em meio à dor e à incerteza. Porém, é precisamente nesses momentos que sua presença se torna ainda mais vital e significativa. Que a fidelidade de vocês à missão a que foram chamados inspire confiança e renovação espiritual em todos os que vocês servem.

Neste dia, gostaria de expressar meu profundo agradecimento por sua generosidade e pelo zelo pastoral que demonstram diariamente. Cada um de vocês, com seus dons e talentos, contribui para a edificação da nossa comunidade diocesana e de nossa Igreja Minecraftiana. Saibam que suas orações, palavras de conforto e testemunho de vida são fontes de luz para muitos. 

Peço que se lembrem de que não estão sozinhos. Como bispo, estou ao lado de vocês, pronto para apoiar e acompanhar em sua jornada de fé e serviço. A comunhão entre nós é um reflexo da comunhão que somos chamados a viver como corpo de Cristo, sempre dispostos a caminhar juntos, partilhando alegrias e desafios.

Que a Virgem Maria, Mãe dos Sacerdotes, interceda por cada um de vocês, e que a graça do Espírito Santo os fortaleça e os renove em sua missão.


Em Cristo Jesus,

Passado ao 4° dia do mês de agosto, dia de São João Maria Vianney, no ano do Senhor de 2024.


Dom Fr. Miguel Wandermurem, O.Carm
Bispo Diocesano




Postagem Anterior Próxima Postagem