Carta Circular 08/24 | Provisão Canônica para Reitor do Santuário Diocesano de Santo Antônio de Pádua

 

DOM FREI MIGUEL WANDERMUREM, O.CARM
TITULI DI NOVI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA 
BISPO DIOCESANO DE LEIRIA-FÁTIMA

L E I R I E N S I S - F A T I M E N S I S

ATOS DE GOVERNO
CARTA CIRCULAR 08/24
CHANCELARIA DIOCESANA
_____________________________

Aos queridos sacerdotes, diáconos, seminaristas e a todo o povo de Deus 
presente em nossa circunscrição eclesiástica, saudações e bênçãos no senhor.
 
Fazemos saber que, em virtude das necessidades pastorais e espirituais do Santuário Diocesano de Santo Antônio de Pádua, situado na forania de Fátima, decidimos nomear , pelo presente decreto, o Rev.mo Padre João Vitor para o ofício de REITOR do referido santuário, a partir desta data, com todos os direitos e deveres ao cargo que lhe é confiado. Suas atribuições serão aquelas especificadas no que diz a Santa Madre Igreja pelo Código de Direito Canônico, nos cânones abaixo:
Cân 539 - O Reitor de um santuário tem o dever de promover a devoção e o culto ao santo padroeiro ou à santa padroeira do local, oferecendo um espaço propício para a oração, a celebração e a celebração dos sacramentos.

Cân 542 - O Reitor de um santuário deve fomentar a devoção popular e acolher os peregrinos que visitam o local, oferecer orientação espiritual, promover celebrações litúrgicas e providenciar o cuidado pastoral necessário.

Cân 545 - O Reitor de um santuário deve promover a evangelização e a pastoral de acolhida, garantindo que os peregrinos encontrem um ambiente propício para o encontro com Deus e para o crescimento espiritual.

Cân 548 - O Reitor de um santuário deve promover a devoção mariana e estimular a vivência dos sacramentos, particularmente o sacramento da reconciliação, oferecer espaços reservados e sacerdotes disponíveis para a confissão.

Cân 551 - O Reitor de um santuário deve fomentar a cooperação com outras paróquias e comunidades, promovendo iniciativas pastorais conjuntas.

Aproveitamos a ocasião para agradecer de coração ao Revmo. Padre Júlio César que exercia, até o presente momento, essa mesma função. Que o Senhor da Messe e Pastor do Rebanho o recompense por todo o bem que realizou em seu ministério.

Recomendamos vivamente ao novo Reitor que exerça o seu serviço com a disponibilidade do "Bom Pastor", sempre pronto a sacrificar a vida por suas ovelhas. No exercício deste múnus pastoral, procure cumprir tudo aquilo que lhe inspirar reto zelo sacerdotal, de acordo com as normas canônicas e com as diretrizes pastorais em vigor nesta Diocese. Como cooperador do Bispo Diocesano muito lhe pedimos que ajude os fiéis a constituírem uma comunidade aberta, missionária e solidária, plenamente inserida na Igreja Diocesana e Universal.

Finalmente, Recorremos a intercessão de Santo Antônio de Pádua para que faça descer copiosas bênçãos sobre Reitor e sua comunidade.

Com confiança,

Dado e passado na Cúria Diocesana, ao 1° dia do mês de agosto, mês daso ano da graça do senhor de 2024, sob os selos de nossas armas.


✠ Miguel Wandermurem

Tituli di Novi

Bispo Diocesano


Tiago Cardeal Pina

Tituli di Óstia e Sabina-Poggio Mirteto

Bispo Auxiliar


Padre Jaellson Borges

Chanceler do Bispado

Postagem Anterior Próxima Postagem