DOM GUSTAVO CARDEAL PAES O.CARM
BISPO DIOCESANO DA DIOCESE DE LEIRIA-FÁTIMA
Pastorais: É serviço, ação, trabalho desenvolvido pela Igreja, que segue Jesus Cristo. Os membros das pastorais são denominadas “agentes pastorais” ou “agentes de pastoral”. Toda pastoral exige em si mesma um objetivo, uma característica e uma necessidade, de forma que ela é constituída como necessidade primária na evangelização e serviço nas dioceses e nas paróquias .Os agentes de pastorais atuam em diversas áreas e levam apoio, orientações e conforto espiritual para os irmãos portugueses que frequentam ou não as comunidades. Regularmente participam de cursos e encontros de formação para que possam trabalhar junto às comunidades com plena consciência do que fazem e da correta finalidade do seu trabalho. A finalidade da Igreja Católica é evangelizar, ou seja, difundir os ensinamentos deixados por Jesus nos evangelhos e nos livros sagrados.
NOMEAÇÃO PARA AS ACESSORIAS DAS PASTORAIS
Pastoral Litúrgica:
Coordenador: Pe. Miguel Nicola
Membro: Pe. Wesley Leones
A finalidade da Pastoral da Liturgia é planejar, organizar e preparar as celebrações e missas da Diocese. Sua missão é dinamizar a vida litúrgica, observando procedimentos e orientação dos documentos da Igreja, promover um entrosamento harmonioso entre a rigidez litúrgica e a participação da comunidade, orientar para evitar equívocos litúrgicos nas celebrações e estimular a formação litúrgica em todos os níveis.
Pastoral Vocacional:
Coordenador: Pe Gabriel Monteiro
Pastoral Vocacional é um trabalho desenvolvido dentro da Igreja Católica para buscar pessoas que tenham vocação para o sacerdócio e desejam seguir a carreira de padre ou freira. O Serviço de Animação Vocacional é a ampla ação de toda Igreja que visa “ajudar os jovens a descobrir o sentido da vida e o projeto que Deus tem para cada um" e a orientar o cristão na sua opção vocacional cristã, apostólica, mediante a fé adulta, de tal modo que expresse seu serviço ministerial dentro das atividades da Igreja.
Pastoral Social (Criança, Saúde e Caridade):
Coordenador: Fr. Nov. Cauê Henrique
Membro: Fr. Nov. Robert
A Pastoral Social procura integrar em suas atividades a fé e o compromisso social, a oração e a ação, a religião e a prática do dia a dia, a ética e a política. Na verdade, a verdadeira fé desdobra-se naturalmente em compromisso diante dos pobres. A ação social é uma condição indispensável da vivência cristã. A fé cristã tem, necessariamente, uma dimensão social. Assim, a Pastoral Social tem o papel de atuar em meio às famílias necessitadas, promovendo o bem integral da pessoa humana através da evangelização, novenas, terços, leitura da bíblia e distribuição de cestas básicas, sempre tomando o cuidado de manter os vínculos religiosos, para não prestar um mero assistencialismo deslocado da fé. Para isso, os integrantes realizam reuniões de formação e espiritualidade todos os meses, além de realizar visitas às famílias atendidas, pelo menos uma vez por mês, acompanhando todo o processo até a superação dos problemas.
Pastoral da Família:
Coordenador: Pe. Adalto Mendes
Pastoral Familiar: O objetivo da Pastoral Familiar é apoiar a família de forma a viver dignamente, estabelecendo relacionamentos e formando novas gerações conforme o plano de Deus. Ela abrange todas as famílias, independentemente de sua situação, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores de cada pessoa. As principais metas da Pastoral são: fazer da família uma comunidade cristã, fazer com que a família seja santuário da Vida, apoiá-la no seu papel educador, santificar os laços familiares, resgatá-la seu justo valor de célula primeira e vital da sociedade e tornar a família missionária. Além de casais, a Pastoral assiste à jovens e adolescentes, noivos e namorados e pessoas divorciadas, separadas ou casadas novamente.
Pastoral do Dízimo:
Coordenador: Fr. Marcos Otávio
A Pastoral do Dízimo não é uma equipe com a finalidade de captar recursos para a Igreja ou administrar uma obra. Não se trata de um ato meramente financeiro-administrativo dentro de uma comunidade. O grande objetivo é evangelizar sobre o Dízimo, de modo que todos os membros da Diocese se sintam solidários e co-responsáveis pela manutenção da grei. A equipe da Pastoral deve ser bem formada e bem aceita na Diocese. Os integrantes devem estar preparados para que possam atuar com muita sintonia e organização, conhecendo bem o assunto e ajudar a esclarecer dúvidas sobre o Dízimo. Eles devem falar da experiência própria, dar testemunhos quando forem motivar os fiéis.
Dado e passado na Cúria Diocesana, no segundo dia do mês de Fevereiro do Ano da Graça de 2023, celebrando a Festa da Apresentação do Senhor.
Pe. Miguel Nicola
Consultor da Diocese.
Pe. Gabriel Monteiro
Consultor da Diocese.
+ Gustavo Cardeal Paes, O.Carm
Bispo Diocesano.