NOVENA MISSIONÁRIA 2022
17.10.2022
1. Ambiente
(Preparar o local do encontro com a Bíblia, vela, flores, santinho com a oração missionária, foto da bem-aventurada Paulina Jaricot. Acolher as pessoas com alegria, entoando um cântico de bem-vindos).
2. Acolhida
Animador/a: Queridos irmão e irmãs! Gratidão a Deus pela presença de cada um de vocês. Neste ano, rezamos a Novena Missionária com o tema “A Igreja é missão” e o lema, “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8). Nosso coração se enche de alegria porque somos uma Igreja em saída, missionária. Gratidão à família que nos acolhe e nos ajuda a rezar neste dia. Nesta alegria, vamos nos saudar com um abraço afetuoso.
Invoquemos a Trindade Santa: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Leitor/a 1: Em 2021, ainda estávamos vivendo os sintomas da pandemia do COVID-19. Neste ano, ainda precisamos nos cuidar, não só do COVID-19, mas de tantas outras doenças que afetam a humanidade. Também a doença do ódio, da violência, da intolerância e tantos outros males que machucam e ferem a humanidade. Todos estes males deixam a humanidade, mais pobre, indiferente e descrente.
3. Momento de interiorização
(Ajudar o grupo a dizer o nome de pobres, consagrados/as, cristãos leigos e leigas que doaram e doam sua vida como missionários/as na comunidade e em outros lugares do mundo a exemplo da bem-aventurada Paulina Jaricot - tempo de silêncio).
4. Nossa súplica ao Santo Espírito
(No momento em que se acende a vela entoar o refrão):
Vem, vem, vem! Vem Espírito Santo de amor!
Vem a nós, traz a Igreja um novo vigor! (bis)
Leitor/a 2: Somos convidados durante a Novena Missionária a recolher do Livro dos Atos dos Apóstolos o testemunho dos que por primeiro abraçaram a fé e se tornaram testemunhas do Ressuscitado, Jesus Cristo, até os confins do mundo. A exemplo das primeiras comunidades cristãs, também nós somos convidados a gritar o Evangelho com a vida.
Animador/a: A Igreja é missão. Em Espírito de comunhão e solidariedade, confiemos a Deus Criador a missão dos missionários e missionárias que, em todo o mundo, cuidam da vida, do planeta e tornam conhecida e amada a pessoa de Jesus Cristo. Diante de Deus coloquemos nossas intenções.
(Dar tempo para que os participantes se expressem).
Animador/a: Em comunhão de vida com todos os missionários e missionárias presentes em diferente lugares do mundo, rezemos juntos a Oração do Mês Missionário
ORAÇÃO DO MÊS MISSIONÁRIO
Deus Pai, Filho e Espírito Santo, ajudai-nos a viver este Ano Jubilar Missionário,a assumir e a revigorar nossa vocação cristã de discípulos missionários, sendo Igreja sinodal em estado permanente de missão até os confins do mundo. Pela força do Espírito Santo e a exemplo da bem-aventurada Paulina Jaricot, sejamos vossas testemunhas, no anúncio, na oração, na ajuda material e na doação da própria vida, principalmente nos ambientes humanos, culturais, religiosos e geográficos, ainda alheios ao Evangelho. Maria, Rainha das Missões, rogai por nós!
1° DIA: A IGREJA É MISSÃO ATÉ OS CONFINS DO MUNDO
1. Olhar para a vida
Animador/a: Irmãos e irmãs, iniciamos esta Novena Missionária recordando o Ano Jubilar Missionário. No âmbito internacional, celebraremos os 400 anos de criação da Congregação para Evangelização dos Povos; 100 anos que o Papa Pio XI concedeu às Obras o caráter Pontifício; e a beatificação de Paulina Jaricot, que há 200 anos fundou a Pontifícia Obra da Propagação da Fé.
Leitor/a 1: No âmbito nacional celebramos 50 anos de criação do Conselho Missionário Nacional (COMINA), 50 anos das Campanhas Missionárias, 50 anos dos Projetos Igrejas Irmãs, 50 anos do Conselho Missionário Indigenista (CIMI), 50 anos do Documento de Santarém, 60 anos do Centro Cultural Missionário (CCM).
Leitor/a 2: “A Igreja é missão” é o tema da Campanha Missionária deste ano, cuja inspiração bíblica é “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8). Este tema e lema concluem o caminho de três anos onde destacamos a natureza missionária da Igreja, que não se reduz a uma dimensão ou em atividades.
Leitor/a 3: A mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões se detém em três expressões-chave que resumem os três fundamentos da vida missionária dos discípulos: “Sereis minhas testemunhas”; “até os confins do mundo”; e “recebereis a força do Espírito Santo”.
Animador/a: Motivados pela mensagem do Papa queremos destacar o testemunho Ad Gentes dos missionários e missionárias que, nos confins do mundo, atuam em ambientes humanos, culturais, religiosos e geográficos ainda alheios ao Evangelho.
2. A Palavra de Deus ilumina nossas vidas
A: Os missionários e missionárias são incansáveis anunciadores da Palavra de Deus aos irmãos e irmãs e testemunhas vivas desta mesma Palavra.
Canto:
Pela palavra de Deus, saberemos por onde andar Ela é luz e verdade, precisamos acreditar
1. Cristo me chama, Ele é pastor sabe meu nome: fala Senhor
2. Sei que a resposta vem do meu ser: quero seguir-te para viver
3. Mãos estendidas pedem meu pai, devo parti-lo com meu irmão
O leitor dirige-se ao ambão para a leitura, que todos ouvem sentados.
Leitor: Leitura dos Atos dos Apóstolos
E a eles se manifestou vivo depois de sua Paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas do Reino de Deus. E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai, que ouvistes, disse ele, da minha boca; porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias. Assim reunidos, eles o interrogavam: Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel? Respondeu-lhes ele: Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder, mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo.
Ao final acrescenta:
Leitor: Palavra do Senhor.
Todos aclamam:
Ass: Graças a Deus.
2.1 Reflexão
L1: “Depois da sua paixão, Jesus mostrou-se vivo a eles com numerosas provas. Apareceu-lhes, por um período de quarenta dias, falando do Reino de Deus. Ao tomar a refeição com eles, deu-lhes esta ordem: ‘Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual me ouvistes falar, quando eu disse: ‘João batizou com água; vós, porém, dentro de poucos dias, sereis batizados com o Espírito Santo’”.
L2: “Ora, aqueles que estavam com ele, perguntaram-lhe: ‘Senhor, é este o tempo em que restaurarás o Reino de Israel?’ Jesus respondeu-lhes: ‘Não vos compete saber os tempos ou momentos que o Pai reservou em sua autoridade, mas recebereis a força do Espírito Santo que virá sobre vós e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e na Samaria, até os confins da terra’”.
A: Enquanto o Ressuscitado fala sobre o Reino de Deus, o grupo dos discípulos continua pensando politicamente e está preocupado com a restauração do Reino de Israel. A irrupção do Espírito Santo acontece para romper esse propósito de restauração, que olha mais para o passado do que para o futuro.
L1: O Espírito libertará os discípulos dessa preocupação restritiva, preocupação consigo mesmo (“o Reino de Israel”) e abrirá seus corações para o mundo, para os outros (“Judéia, Samaria, os confins da terra”). Essa passagem da autorreferencialidade para a universalidade é obra do Espírito.
L2: Jesus esclarece que é o Espírito Santo que ajuda a superar a preocupação com a restauração (passado) e coloca os discípulos em movimento de saída missionária (futuro). Jesus fala também da estratégia missionária; ela se realiza pela força do Espírito - o protagonista da missão - e pelo testemunho.
L3: A função do Espírito é ungir e capacitar os discípulos, tornando-os testemunhas proféticas, em saída permanente pelos caminhos do mundo, anunciando a Palavra e realizando gestos de caridade. Essa presença dinâmica e constante do Espírito é que dá audácia e coragem às testemunhas. A missão é universal, sem fronteiras e sem excluir ninguém. Os Atos ensinam os cristãos a ser Igreja, cuja identidade é missão.
Para conversar em grupo
• O que Deus quer dizer para nós?
• O que o texto nos faz dizer a Deus?
Preces
A: Em nosso olhar para a vida, pudemos perceber quantos sinais de Deus foram aparecendo ao longo da história missionária. Na confiança de que o Espírito de Deus nos acompanha em nossa missão, apresentemos nossas preces e digamos com
confiança:
Todos: Acompanhai-nos, Senhor, com vosso Espírito Santo.
1. Nós vos agradecemos, Deus da Vida, que ao longo da história tem despertado no coração de homens e mulheres a vocação missionária ad gentes. Rezemos.
2. Continuai despertando, Senhor, mais vocações missionárias junto ao vosso povo, tornando-os testemunhas viva do Ressuscitado, sobretudo nos lugares onde ainda não O conhecem. Rezemos.
3. Iluminai, Senhor, a nossa mente e o nosso coração, para que compreendamos melhor que a missão é universal, sem fronteiras e não exclui ninguém. Rezemos.
(Preces espontâneas)
3. Compromisso com a vida
A: A Igreja é missão! Refletir com o grupo, qual compromisso vamos assumir, para ser, de verdade, uma Igreja cada vez mais missionária e aberta à missão universal.
4. Celebrar a vida
Todos: Pai de bondade, vos agradecemos por nos dar a graça de neste ano celebrarmos tantos acontecimentos que mencionamos no início do nosso encontro; sinais de que o Espírito Santo continua iluminando a mente e o coração de tantos homens e mulheres que souberam dar o seu generoso SIM a Deus, em favor dos
irmãos e irmãs. Amém.
A: Rezemos com amor e confiança um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai.
A: Que o Deus Trindade, rico em amor e misericórdia, nos ajude a também darmos nosso SIM generoso, tornando-nos cada vez mais “Igreja em saída” e próxima das pessoas. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Canto:
Vai, vai, missionário do Senhor,
vai trabalhar na messe com ardor.
Cristo também chegou para anunciar,
não tenhas medo de evangelizar!
1. Chegou a hora de mostrarmos quem é Deus
à América Latina e aos sofridos povos seus
que passam fome, labutam, se condoem,
mas acreditam na libertação!
2. Ai daqueles que massacram o pobre,
vivendo mui tranqüilos, ocultando a exploração,
enquanto o irmão à sua porta vem bater,
implorando piedade, água e pão.
3. Ai daqueles que promovem a guerra,
semeando discórdia, injustiça e rancor.
Um mundo novo nós vamos construir
na unidade, na paz e no amor.
4. Se és cristão, és também comprometido,
chamado foste tu e também foste escolhido
pra construção do Reino do Senhor.
Vai, meu irmão, sem reserva e sem temor.